Assembleia de Freguesia de Odivelas – 4.ª Sessão Ordinária
PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO
A Quinta do Espírito Santo, composta por um antigo Palacete do séc. XVIII e um excelente espaço de jardim, fica situada junto ao Parque Maria Lamas, na zona histórica da cidade de Odivelas. Trata-se de património municipal de interesse relevante que deve ser posto ao serviço da população.
A Câmara Municipal aprovou a aquisição deste património, e fê-lo com o voto favorável de todos os partidos, tendo em vista a sua recuperação e afectação a um uso que só poderá de manifesto interesse público e que, inequivocamente, contribua para uma maior valorização e dignificação desta zona da cidade, sede de concelho.
Quer nessa data, quer em vários outros momentos, sempre foi adiantado que se pretendia constituir, naquele edificado, um projecto museológico.
O arrendamento da Quinta do Espírito Santo, para aí instalar uma actividade de restauração, nos termos e condições em que foi proposto contradiz o que sempre foi prometido à cidade de Odivelas e aos seus habitantes.
Assim, a Assembleia de Freguesia delibera:
Recomendar ao Executivo Municipal a suspensão do processo concursal para arrendamento de modo a que se cumpram os seguintes pressupostos:
Este espaço, adquirido, com dinheiros públicos deve servir a população, devendo a CMO afectar a parte mais significativa dessa área a um fim com interesse e utilidade indiscutíveis para os munícipes, quer seja o museu, como a maioria que gere a Câmara entendeu, quer seja a afectação a um outro fim, de carácter social, que dê resposta às evidentes carências no apoio aos idosos ou à infância, como entendemos preferível, e depois, sempre nesse quadro e sempre com carácter de complementaridade, possa existir um espaço para instalação de uma cafetaria ou similar de apoio à função principal.
Odivelas, 30 de Junho de 2010
Os eleitos da CDU na
Assembleia de Freguesia de Odivelas