Moção – “Frota da Liberdade”

Assembleia de Freguesia de Odivelas – 4.ª Sessão Ordinária

MOÇÃO

No passado dia 1 de Junho fomos acordados com a notícia de que Israel, mais uma vez, tinha cometido um dos seus actos terroristas.

A denominada “Frota da Liberdade” dirigia-se para a Palestina, transportava 10 000 t de bens de primeira necessidade e 750 pessoas, quando foi interceptada pelo exército israelita. A intenção era que os activistas desviassem a sua rota e que não chegassem ao Estado da Palestina, mas perante a recusa demonstrada, o exército de Israel, sob ordens do seu Governo, abriu fogo aos 6 navios que constituíam a frota.

Devendo este acto de Terrorismo de Estado ser condenado, mais premente se torna esta posição, quando se sabe que tal acto foi cometido em águas internacionais, onde qualquer cidadão e de qualquer nacionalidade, pode circular livremente, e ainda contra pessoas desarmadas.

Após anos de massacres contra o povo palestiniano, implementaram um bloqueio forçado a este Estado e atentaram contra os civis que tentaram ajudar o povo da Palestina e roubaram os bens que transportavam.

Todos estes factos são desumanos e merecem a nossa condenação.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Odivelas exige:

• O imediato levantamento do bloqueio à Faixa Gaza;
  • O desmantelamento dos colonatos;
  • A remoção do muro de separação;
  • O fim da ocupação israelita;
  • A resolução do problema dos refugiados no quadro do respeito do direito de regresso;
  • O estabelecimento de um Estado da Palestina, dentro das fronteiras de 1967, com Jerusalém Leste como capital.
Odivelas, 30 de Junho de 2010
Os eleitos da CDU na