Intervenção sobre construção dos Centros de Saúde – 25/01/2006

INTERVENÇÃO POLÍTICA DOS VEREADORES DA CDU

Intervenção sobre notícias vindas a público referentes à construção
dos Centros de Saúde e ao estado deficitário dos serviços de saúde no concelho de Odivelas

A população do Concelho de Odivelas tomou conhecimento mais uma vez, através dos jornais, da promessa de que os Centros de Saúde de Odivelas, Olival Basto e Póvoa de Santo Adrião vão ser construídos. A notícia foi dada pela Senhora Presidente da Câmara, na sequência da reunião que teve com o Sr. Ministro da Saúde, Correia de Campos.
No entanto, a população continua sem saber quando é que essas construções se iniciam.

Sem desmerecer das diligências efectuadas pela Senhora Presidente e pelo Senhor Vereador José Esteves, importa lembrar que data de 19 de Novembro de 2001 (por mera coincidência em Dezembro do mesmo ano realizaram-se eleições autárquicas), a celebração dos contratos-programa para a construção dos referidos Centros de Saúde. Nesse contratos estabeleceu-se que a conclusão dos Centros seria em Dezembro de 2004.
Na altura o Ministro da Saúde chamava-se exactamente Correia de Campos.

Entretanto, são conhecidas as peripécias quanto ao aparecimento e desaparecimento das verbas em PIDDAC para a construção desses Centros, o facto é que tudo continua como em 2001, com a agravante da população ter aumentado e as instalações se terem degradado.

É no mínimo estranho que a “Administração Central revele um total desconhecimento” do estado da saúde no concelho (palavras do Senhor Vereador José Esteves), já que ao longo dos últimos anos foram inúmeras as diligências por parte do município, quer junto dos responsáveis políticos a nível central quer junto da Administração Regional de Saúde de Lisboa.

Igualmente estranho é a súbita preocupação do Sr. Ministro Correia de Campos com a situação da saúde em Odivelas porque, das duas uma: ou não fez a necessária actualização dos dossiers quando voltou ao Ministério da Saúde, ou foi induzido em erro e provavelmente pensou que os Centros de Saúde já estariam construídos, tanto mais que não teve a preocupação de incluir qualquer verba para esse efeito no PIDDAC de 2006.

Face às garantias e preocupações manifestadas pelo Sr. Ministro, vindas a público nos últimos dias, e porque população do concelho está saturada de promessas sempre esquecidas e metidas na gaveta, é imperioso que se responda às seguintes questões:

  1. Para quando o início da construção dos tão desejados, prometidos e adiados Centros de Saúde de Odivelas, Olival Basto e Póvoa de St.º Adrião?
  2. Que diligências pensa a Câmara efectuar para garantir a construção dos Centros de Saúde nas freguesias de Famões, Pontinha e Ramada?
  3. A Câmara tem conhecimento de quando se inicia a construção do Hospital Loures/Odivelas?
  4. Que diligências vai a Câmara desenvolver para que seja aumentado o número de médicos, uma vez que os dados do perfil de saúde apontam ter havido redução do n.º de médicos e supressão ou diminuição de especialistas em áreas como Ginecologia e a Pediatria?  

Odivelas, 25 de Janeiro de 2006

Os vereadores da CDU