Quando em Julho de 2010 foi aprovado o Programa de Apoio as Actividades das Associações de pais e encarregados de educação, os vereadores da CDU demonstraram através do voto contra a sua discordância com as alterações introduzidas.
Essas alterações reduziram significativamente o apoio financeiro a conceder as associações, quando diminuíram o apoio fixo nos três primeiros escalões e retiraram a medida 2 do apoio financeiro, que contemplava um apoio específico aos projectos desenvolvidos considerando critérios de qualidade.
Entendemos o espaço escolar como um todo, onde o papel dos pais, a par de outros agentes da comunidade educativa constitui uma mais valia não só no desenvolvimento das crianças mas também no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, consideramos que o envolvimento dos pais deve ser valorizado e estimulado, o que claramente não acontece no programa em questão.
Contudo, e apesar das reduções impostas pelo programa aprovado pela maioria PS/PSD nesta Câmara Municipal, consideramos que na conjuntura actual, também os pais e as suas associações se vêm confrontados com muitas dificuldades financeiras no desenvolvimento das competências que lhes estão atribuídas.
Por este motivo o nosso voto favorável à atribuição destes subsídios.
Odivelas, 7 de Junho de 2011
Os Vereadores da CDU
Ilídio Ferreira
Rui Francisco
Rui Francisco
11.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas