Dirigentes, delegados e activistas sindicais em luta contra os bloqueios à contratação colectiva e pelo aumento dos salários

No âmbito da Semana de Luta promovida pela CGTP-IN, a União dos Sindicatos de Lisboa realizou ontem uma concentração na Rua 1º de Dezembro e deslocação para o Largo de Camões (Ministério da Economia). Em nota divulgada no seu sítio da Internet “Esta semana de acções, que hoje termina, foi centrada nos locais de trabalho, contra os bloqueios à contratação colectiva e pelo aumento dos salários e aplicação do aumento do salário mínimo nacional para os 515€, a partir de 1 de Junho. Assinalou-se também o 40º aniversário da implementação do Salário Mínimo Nacional que, na altura, abrangeu cerca de 50% dos trabalhadores por conta de outrem. Mais do que falarmos desta conquista histórica de forma nostálgica ou termos uma atitude expectante, importa redobrar esforços para afirmar nos locais de trabalho uma forte dinâmica pelo aumento dos salários e a defesa dos direitos de contratação colectiva.”