Sobre o falecimento de Fernanda Montemor

Faleceu Fernanda Montemor, uma das mais marcantes actrizes do teatro português.

Interpretando um vastíssimo leque de personagens, dos textos clássicos aos de autores contemporâneos, a trajectória da sua carreira de mais de seis décadas acompanha muitos dos momentos e projectos mais significativos do teatro em Portugal do último meio século.

Fernanda Montemor foi uma das figuras da resistência cultural no período do fascismo, e uma das vozes que deu a ouvir ao povo as palavras que Abril libertou da censura.

Militante do PCP antes mesmo da Revolução de Abril, são incontáveis as iniciativas públicas do Partido em que, com a sua voz singular, trouxe a arte para o palco da mensagem política.

A Direcção do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP, organização em que desde sempre militou de forma exemplarmente dedicada, presta homenagem a esta mulher da cultura e militante comunista. Dela ficam não apenas a excepcional presença em palco, mas também a permanente presença da sua calorosa camaradagem e da sua tranquila e firme convicção na defesa da causa histórica porque lutamos.