12278215 10207074035865748 26996224 n

Amanhã, dia 27 de Novembro debate: Sectores estratégicos, mercado comum e soberania nacional

12278215 10207074035865748 26996224 nOs sectores estratégicos de uma economia desempenham um papel fundamental na concretização de uma estratégia de desenvolvimento económico soberano e progresso social. O processo de concentração e centralização de capital, objectivo a que está associado desde o primeiro momento o processo de integração capitalista, aprofundou-se ainda mais com a resposta do grande capital e do directório de potências à crise do capitalismo. Em Portugal, quase todas as empresas de sectores estratégicos foram alvo de uma política que visa entregar esses sectores ao capital privado, nomeadamente estrangeiro. Essa política não só representa um desperdício de meios e recursos como acentua a dependência económica do País. A necessidade da preservação dos sectores estratégicos na esfera pública assume-se hoje com um imperativo nacional. Um projecto coerente de desenvolvimento soberano passa pela recuperação de soberania e pela necessidade do controlo público dos sectores estratégicos, recolocando-os ao serviço do povo e do País.

É para debater estas questões que o convidamos a participar no Debate co-organizado pelo PCP e pelo GUE/NGL a realizar no dia 27 de Novembro, pelas 14h30, na Sala Louvre do Hotel Sofitel (Av. da Liberdade, 127, Lisboa).
Participação de:
João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas – Deputados do PCP no Parlamento Europeu
Marc Botenga – Membro do Gabinete de Estudos e do Departamento Internacional do PTB (Bélgica)
Charis Polycarpou – Membro do Comité Central e do Gabinete de Estudos Económicos do AKEL (Chipre)
Odran Corcoran – Conselheiro Político do SINN FEIN (Irlanda) no Parlamento Europeu
Vasco Cardoso – Membro da Comissão Política do Comité Central do PCP

Ver em PDF