Na EPAL, os salários baixam e os lucros aumentam

A Célula do PCP na EPAL irá distribuir um comunicado onde apela à luta dos trabalhadores em defesa dos seus direitos. Ao mesmo tempo que direitos são roubados, “os lucros da EPAL têm atingido valores recorde e tudo indica que irão continuar a crescer apesar de os volumes de venda de água diminuirem”.

COMUNICADO DA CÉLULA DO PCP NA EPAL

Em 2014, para além do “enorme aumento de impostos” que o governo tenciona manter sobre trabalhadores e pensionistas, pretende ainda reduzir a despesa pública em 3.184 milhões € (quase 2% do PIB), o que atinge fundamentalmente as mesmas camadas da população, pois são principalmente cortes nas remunerações dos trabalhadores da Função Pública e do S.E.E.(1.320 milhões €) e nas pensões pagas quer pela CGA como pela Segurança Social (891 milhões €).

No final deste mês vamos ver refletida na folha de vencimento a primeira pretação deste roubo agravado. Se em 2013 havia alguns trabalhadores poupados aos cortes diretos no vencimento, agora todos serão abrangidos, cortes que se juntam ao aumento do IRS, e que terão reflexo na carreira contributiva para a CGA, baixando ainda mais as futuras reformas. As medidas ditas “transitórias”, apenas são provisórias por antecederem roubos cada vez maiores.

Os lucros da EPAL têm atingido valores recorde e tudo indica que irão continuar a crescer apesar de os volumes de venda de água diminuirem. O crescimento dos lucros na EPAL, como na maioria das outras empresas, resulta maioritariamente dos roubos nos nossos ordenados. É dinheiro que nos é roubado todos os dias e que não se “evapora”. É dinheiro entregue ao Estado que se encarrega de o distribuir pelos detentores do grande capital privado, através de negócios ruinosos – na saúde, na educação, na banca e em muitos outros sectores – onde a gestão privada de dinheiros públicos, do dinheiro que nos é roubado serve a alguns poucos que viram, nos últimos anos, duplicar as suas fortunas.

A politica seguida pelos Governos CDS, PSD e PS tem visado e conseguido em grande medida destruir os sectores produtivos do Estado, os que geram a riqueza que permite o financiamento das suas funções sociais: saude, ensino, segurança social, etc. e dessa forma favorecido o florescimento do sector privado, aumentando o fosso entre pobres e ricos, entre os que podem pagar e os que empobrecem a trabalhar. Esta é politica de destruição do Estado e da economia nacional. Uma politica que rejeitamos e que tem alternativa. O reforço do Estado, a recuperação dos sectores produtivos e a melhoria dos salários permitem recuperar a economia e recolocar Portugal no caminho de uma sociedade mais Justa e Igualitária. É falso que vivamos “acima das nossas possibilidades” é falso que “não há dinheiro”. O que é verdade é que os que sugam o Estado vivem acima das possibilidades de quem trabalha. Há dinheiro! Está é mal distribuido, concentrado em meia dúzia de grandes familias, detentoras dos grandes grupos económicos!

É possivel mudar! Há que exigir a mudança de governo e de politica, denunciar as mentiras e dar força à luta dos trabalhadores. Luta e organiza-te! A ti que trabalhas e és roubado, dizemos: é possivel mudar de vida e o PCP é e será a tua voz, na rua, nas empresas, no parlamento!

Informa-te, resiste e vence!