CT´s da PT e dos Correios apelam à Greve Geral

     As CT's da Pt e dos CTT editaram um comunicado  conjunto de apelo à Greve Geral no sector dos Correios, Telecomunicações e Audiovisual, onde abundam as razões acrescidas para a luta e unidade dos trabalhadores.

GREVE GERAL
30 de Abril
24 horas

AS RAZÕES DA NOSSA LUTA SÃO A DEFESA DOS TRABALHADORES
SÓ COM LUTA OS TRABALHADORES TERÃO RESULTADOS POSITIVOS

A luta pela defesa do emprego e dos direitos; contra a política da redução dos salários reais; contra o aumento do custo de vida; contra as cláusulas mais gravosas do Código do Trabalho e sua Regulamentação, contra a destruição do Serviço Nacional de Saúde, contra o aumento da idade de reforma e o abaixamento das pensões; pela defesa da Contratação Colectiva; pela defesa dos direitos sociais levou à convocação de uma GREVE GERAL para o próximo dia 30 de Abril pela CGTP.

No Sector dos Correios, Telecomunicações e Audiovisual os trabalhadores existem motivos mais que suficientes para uma grande adesão a esta Jornada de Luta. São os aumentos salariais abaixo da inflação, são as tentativas de destruição dos Instrumentos de Contratação Colectiva existentes, são as propostas altamente negativas de alteração da protecção na saúde com a tentativa de destruição do IOS e dos Planos de Saúde da PT e da PTC, são a flexibilização dos horários de trabalho e polivalência funcional, é o flagelo da precariedade, enfim é o desequilíbrio entre o factor trabalho e o factor capital que corrói as relações laborais nestes sectores estratégicos e vitais para a economia nacional e para o desenvolvimento do País.

DIA 30 DE MAIO, VAMOS LUTAR POR UMA NOVA POLÍTICA, UMA POLÍTICA QUE DEFENDA OS TRABALHADORES E O VALOR DO TRABALHO

Enunciados os motivos, agora, é preciso prosseguir o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores para que todos aqueles que são vítimas das políticas injustas do Governo do Eng.º Sócrates, usem o direito à greve é à indignação para lutar por UM NOVO RUMO e protestar contra a precariedade, o aumento do custo de vida, as desigualdades e a destruição das funções sociais do Estado, nomeadamente a Justiça, a Saúde e a Educação.

Participar na GREVE GERAL do próximo dia 30 de Maio, é combater enquanto é tempo a FLEXIGURANÇA (liberalização do despedimento sem justa causa), obrigando o Governo a cumprir as suas promessas em relação ao Código do Trabalho e à melhoria da vida dos trabalhadores e das populações em geral, de uma forma séria, respeitando os direitos e os interesses dos trabalhadores. Políticas Sociais justas e equilibradas que rompam com estas políticas que só criam desigualdade e injustiça social.

EXIGIMOSUMA NOVA POLÍTICA LABORAL PARA O SECTOR DOS CORREIOS, DAS TELECOMUNICAÇÕES E DO AUDIOVISUAL

Para isso apelamos aos trabalhadores do sector dos Correios, das Telecomunicações e do Audiovisual que reflictam sobre os seus problemas concretos, que apresentem as suas reivindicações e que se preparem porque a luta é necessária para reconquistar os direitos perdidos e defender os que existem.

A GREVE GERAL é uma oportunidade para juntar o nosso descontentamento à LUTA GERAL, é a oportunidade de usar o direito à GREVE para defender os direitos e interesses dos trabalhadores destes sectores e dos trabalhadores Portugueses em Geral.

VAMOS LUTAR AGORA PARA GARANTIR NO FUTURO:

– Trabalho com direitos e contratos efectivos para os trabalhadores com vínculos precários;
– Segurança Social e Serviço Nacional de Saúde como sistemas públicos, universais e de qualidade;
– Uma protecção na doença com qualidade através de uma boa gestão no IOS dos CTT e nos Planos de Saúde da PT e da PTC;
– Melhor protecção contra os despedimentos, combatendo desde já a flexigurança que os pretende liberalizar;
– Defender a Contratação Colectiva, com os direitos nela consagrados;
– O aceso de todos aos serviços universais de Correios, de Telecomunicações e de Audiovisual, com qualidade e a preço justo.

DIA 30 FAZ GREVE
AJUDA A CONSTRUIR UM NOVO RUMO PARA O SECTOR DAS COMUNICAÇÕES, DAS TELECOMUNICAÇÕES E DO AUDIOVISUAL

Lisboa, Maio de 2007

As ORT´s subscritoras:

CT dos CTT; CT da Portugal Telecom;