1871, Marx, A Guerra Civil em França

A Guerra Civil em França: uma das mais importantes obras do comunismo científico, na qual, na base da experiência da Comuna de Paris, foram desenvolvidas as principais teses da doutrina marxista sobre a luta de classes, o Estado, a revolução e a ditadura do proletariado. Redigida como mensagem do Conselho Geral da I Internacional a todos os membros da Associação na Europa e nos Estados Unidos, teve como objectivo armar a classe operária de todos os países com a compreensão da essência e do significado da luta heróica dos communards, colocar ao alcance de todo o proletariado a experiência histórica-mundial desta luta. Neste trabalho foi confirmada e desenvolvida a tese, exposta por Marx na Obra “O 18 de Brumário de Louis Bonaparte” (ver Obras Escolhidas de Marx e Engels em III Tomos, t.1, pp422-516), da necessidade de o proletariado quebrar a máquina de Estado burguesa. Marx chega à conclusão de que a “classe operária não pode apossar-se simplesmente da maquinaria de Estado já pronta e fazê-la funcionar para os seus próprios objectivos”. Deve quebrá-la e substituí-la por um Estado do tipo da Comuna de Paris. Esta conclusão de Marx sobre o Estado de novo tipo – do tipo da Comuna de Paris – como forma actual da ditadura do proletariado constitui o principal conteúdo da nova contribuição dada por Marx para a teoria revolucionária.

Importar Livro em PDF