1869, Marx, Mensagem à União Operária Nacional dos Estados Unidos

A Mensagem do Conselho Geral à União Operária Nacional foi redigida por Marx e lida por ele em 11 de Maio, na sessão do Conselho Geral a propósito da ameaça de guerra entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos na Primavera de 1869.

A União Operária Nacional foi criada nos Estados Unidos em Agosto de 1866, em Baltimore. Desde o momento da sua criação, a União apoiou a Associação Internacional dos Trabalhadores e dispôs-se a aderir a ela em 1870. Esta intenção, contudo não se realizou. A direcção da União em breve se deixou levar por projectos utópicos de reforma monetária cujo objectivo era a supressão do sistema bancário e concessão pelo Estado de crédito barato. Em 1870-1871, as trade unions desligaram-se da União, que deixou de facto de existir em 1872. Apesar de todas as suas debilidades, a União Operária Nacional desempenhou um importante papel no desenvolvimento da luta nos EUA por uma política independente das organizações operárias, pela solidariedade dos operários negros e brancos, pela jornada de trabalho de oito horas e pelos direitos dos operários.

Ler texto de Marx em PDF