1902, O Que Fazer?

O livro «Que Fazer? Problemas Candentes do Nosso Movimento» foi planeado por V.I. Lénine já na Primavera de 1901. Mas só no Outono de 1901 Lénine começou a trabalhar com empenho neste livro. Em Dezembro, no n° 12 do Iskra, foi publicado o artigo de Lénine «Conversa com os Defensores do Economismo», a que ulteriormente deu o nome de esboço para «Que Fazer?». Em Janeiro de 1902 Lénine terminou o livro e em Fevereiro escreveu o prefácio para o mesmo. No princípio de Março Que Fazer? foi publicado em Stuttgart na Editorial Dietz.

O livro Que Fazer? desempenhou um papel relevante na luta pela criação na Rússia de um partido marxista revolucionário da classe operária, no triunfo da orientação leninista nos comités e organizações do POSDR, logo a seguir no seu II Congresso, em 1903. Em 1902-1903 o livro foi amplamente difundido entre as organizações sociais-democratas de toda a Rússia. O livro «Que Fazer?», com algumas alterações, foi reeditado por V. I. Lénine na compilação «Em Doze Anos» (Novembro de 1907 – na capa e no frontispício tinha indicado o ano de 1908).

Ler Livro em PDF