76 – Greve Geral

A 12 de Fevereiro de 1982 realizou-se a primeira greve geral. Convocada pela CGTP-IN e apoiada pelo PCP, contra a política do governo “AD”, constituiu uma forte afirmação do movimento operário português, paralisando o trabalho a esmagadora maioria dos trabalhadores portugueses dos vários ramos de actividade. Em 11 de Maio do mesmo ano, os trabalhadores ergueram outra greve geral, sempre contra a política de direita mas também em protesto contra a provocação montada pelo Governo AD e pelos amarelos da UGT. Na noite de 30 de Abril, a polícia de choque assassinou dois jovens trabalhadores: Pedro Vieira e Mário Gonçalves. Em 28 de Fevereiro de 1988, mais uma vez os trabalhadores portugueses respondem com a greve geral ao pacote laboral do Governo PSD/Cavaco Silva. Os trabalhadores recorreram novamente à greve geral em 10 de dezembro de 2002. Foram, todas elas, importantes acções na luta contra a política de direita.

Para aprofundar o tema:

Próximo Painel: 77 – O XII Congresso