O serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa está longe de servir as necessidades da população que reside ou trabalha na cidade de Lisboa, afastando-se daquele que deve ser o seu objectivo fundamental: assegurar a prestação de um serviço público de qualidade que garanta o direito à mobilidade das pessoas. No seguimento de outras acções de luta já desenvolvias, no passado mês de Julho, a Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa, dirigiu-se ao Sr. Secretário de Estado no Ministério do Ambiente e ao Sr. Presidente dos Transportes de Lisboa (respectivamente nos dias 12 e 13 de Julho) para concretizar a entrega de um abaixo-assinado que versava sobre estes problemas.
É verdade que o anterior Governo e a anterior administração do Metro são os principais responsáveis pelo desastre que está a acontecer. Mas está a dar-se continuidade aos objectivos do anterior Governo! A Administração do Metro, com a complacência e passividade da Câmara Municipal de Lisboa e do actual Governo, não só não dá resposta positiva às justas e antigas reivindicações dos utentes e dos trabalhadores, como vem agravando as condições e os problemas no serviço prestado.