Lisboa Open House: CT Vitória com visitas guiadas este fim de semana

A convite da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o PCP associa-se à 3ª edição da Lisboa Open House, abrindo as portas do Centro de Trabalho Vitória (Avenida da Liberdade, n.170) no próximo sábado e domingo (11 e 12 de Outubro) à visita de todos aqueles que queiram conhecer a sua história e pormenores arquitectónicos. A entrada é gratuita com visitas guiadas de meia em meia hora  das 10 às 17h, encerrando para almoço das 13 às 14h.

CENTRO DE TRABALHO  VITÓRIA (ANTIGO HOTEL VITÓRIA)

Descrição em http://2014.lisboaopenhouse.com

Este arrojado edifício de 1936 revestido a mármore foi projectado para apartamentos, abriu como hotel e é hoje a sede do Partido Comunista Português (Organização Regional de Lisboa). Com 16,5 m de comprimento, a fachada voltada para a Avenida distingue-se por um sexto andar côncavo e varandas a terminar numa série de dramáticas estruturas circulares de canto sobrepostas. A composição conjuga a solidez sóbria do Modernismo com o lúdico lírico da Arte Deco. Os seus sumptuosos quartos foram frequentados por espiões alemães durante a Segunda Guerra Mundial.