Os trabalhadores dos serviços gerais do aeroporto de Lisboa subcontratados pela Samsic, prometem não desarmar.

Os trabalhadores dos serviços gerais do aeroporto de Lisboa subcontratados pela Samsic, prometem não desarmar até que as suas reivindicações sejam ouvidas, nos dias 3 e 4 de Novembro, voltaram à realizar uma grande greve com mais de 90% de adesão.

Dia 2, foi dia de reunião entre os representantes sindicais e a empresa, a expectativa era grande para se chegar a um acordo. Mas as empresas não pensam assim, querem tudo para eles, e não querem abrir mão de nada. Máximo lucro, zero de consideração por quem trabalha.

O PCP esteve presente com uma delegação em solidariedade, nesta delegação estavam vários camaradas da Organização Regional de Lisboa e o deputado do PCP na Assembleia da Republica Duarte Alves.

Estes trabalhadores lutam por conquistar direitos, como um horário de 4×2 (quatro dias de trabalho por 2 de folga), pelo subsídio de turno e pelo subsídio de transporte.

A ANA, empresa que subcontrata o serviço, que pretende limpar as mãos e não ter problemas nos locais de trabalho, começa a tomar partido no decorrer das negociações, para que a situação se resolva. A Samsic, por sua vez, escuda-se por trás da afirmação de que o valor contratualizado com a ANA não permite cumprir as reivindicações dos trabalhadores.

Estas empresa não querem abdicar dos seus lucros, e lidam com os trabalhadores como uma mercadoria.

Mas quando os trabalhadores estão decididos e unidos em torno das suas justas reivindicações é muito difícil para-los.

As negociações vão continuar, já na semana que vem. agora com a participação o novo delegado sindical eleito durante a concentração de dia 4. Daqui saímos com a confiança em que os trabalhadores estão dispostos a persistir na luta por melhores condições de trabalho, por uma vida digna e mais justa.