Sobre a descaracterização da Festa do Colete Encarnado em Vila Franca

Em comunicado de imprensa, a Comissão de Freguesia de Vila Franca de Xira do PCP, destaca que “A edição de 2010 do Colete Encarnado fica marcada pelo agravamento do processo de descaracterização desta típica Festa Ribatejana – ex-libris da Cidade de Vila Franca de Xira e de homenagem a essa figura do Campo e da Lezíria – o Campino.”, alertando que o “PCP tem vindo, há vários anos, alertando e propondo diversas iniciativas e medidas, no sentido de inovar a Festa do Colete Encarnado, respeitando contudo, a sua identidade.” (Foto) Sardinhada do Colete Encarnado no Centro de Trabalho de Vila Franca de Xira do PCP

Comunicado de imprensa

 

Agrava-se a descaracterização do Colete Encarnado!

A edição de 2010 do Colete Encarnado fica marcada pelo agravamento do processo de descaracterização desta típica Festa Ribatejana – ex-libris da Cidade de Vila Franca de Xira e de homenagem a essa figura do Campo e da Lezíria – o Campino.

 

O actual executivo camarário de maioria PS/PSD tem optado, ano após ano, por desvalorizar os elementos típicos e característicos da cultura ribatejana que, durante décadas, permitiu que o Colete Encarnado fosse a festa mais participada e emblemática da cultura e identidade da população do Ribatejo.

 

Foram introduzidas novas iniciativas culturais, como por exemplo, as Tunas Académicas, que, tentando renovar e inovar a Festa do Colete Encarnado, apenas permitiram o afastamento de centenas de pessoas, pela ausência da transmissão de valores tradicionais típicos ribatejanos. O fandango e o fado, foram praticamente excluídos.

 

Não houve animação diversificada e constante em praticamente nenhum dos palcos, exceptuando o da Avenida Pedro Victor. Não houve aproveitamento da principal Praça da Cidade de Vila Franca de Xira – o Largo da Câmara.

 

Foi patente a falta de apoio às Tertúlias e a crescente escassez de postos de distribuição de sardinhas e vinho.

 

As iniciativas publicitárias de propaganda, visando a promoção e divulgação da Festa do Colete Encarnado, foram quase inexistentes, o que prejudicou não só a afluência, como também o próprio comércio tradicional e as actividades económicas turísticas daqui emergentes.

 

É fundamental inovar as festas típicas tradicionais, visando rejuvenesce-las, respeitando sempre os aspectos essenciais da nossa cultura. Renovar não é introduzir elementos e iniciativas que nada têm que ver com as características do Colete Encarnado, conduzindo a um processo de desvitalização e de falta de preservação da cultura do Ribatejo e da sua transmissão às gerações vindouras.

 

A Comissão de Freguesia de Vila Franca de Xira do PCP tem vindo, há vários anos, alertando e propondo diversas iniciativas e medidas, no sentido de inovar a Festa do Colete Encarnado, respeitando contudo, a sua identidade.

 

O PCP reitera a sua disponibilidade para contribuir para o crescimento e dignificação da Festa, mas tendo sempre como base os valores e traços tradicionais do Ribatejo, tal como o fez, durante os mandatos em que a CDU foi a força maioritária no Município e na Freguesia, com o sucesso que foi sobejamente reconhecido por todos os que nos visitaram.

 

O PCP contesta e não se conforma com a forma como o PS e o PSD, na Câmara e na Freguesia, tem encarado esta emblemática Festa, tal como não se conformam os Vila-franquenses, os munícipes deste Concelho, e os demais cidadãos provenientes das mais variadas regiões do País, que merecem uma mais típica e melhor Festa do Colete Encarnado!

 

Vila Franca de Xira, 14 de Julho de 2010