2018 Almoco Aniversario VFX

Comemorar o aniversário e prosseguir a luta

2018 Almoco Aniversario VFXMais de 160 militantes comunistas e outros democratas reuniram-se no passado dia 11 de Março na Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, para assinalar 97º aniversário do PCP.

Dias Coelho, da Comissão Política do PCP, iniciou a sua intervenção salientando o contributo do povo e dos trabalhadores do concelho para a luta pela liberdade e contra o fascismo e pelo progresso social. O dirigente partidário destacou os nomes de José Dias Lourenço e Octávio Pato como exemplos de revolucionários que dedicaram as suas vidas à libertação do Homem da exploração. Numa intervenção que abordou importantes aspectos da história e luta do PCP, ficou nítido o caracter fundamental da luta de massas, e em especial a luta dos trabalhadores, para que se consiga ir mais longe e conquistar uma política verdadeiramente ao serviço dos trabalhadores e do povo. Sem ilusões quanto às opções de classe do PS, bem patentes no seu posicionamento nas propostas de alteração à legislação laboral, será a acção organizada dos trabalhadores e determinar o prosseguimento do processo político.

Também Sónia Lambuça, do executivo da Comissão Concelhia do Partido realçou a importância da iniciativa para a organização daquela freguesia e deu nota da intensa actividade do PCP no concelho designadamente, as acções em defesa dos transportes públicos e do passe social intermodal e da carreira 353 de Vialonga para Lisboa, a exigência de soluções de estacionamento na Vala do Carregado, a defesa dos CTT e pela reversão da privatização, a exigência de soluções de segurança para a passagem de nível em VFX, a exigência da colocação de caixas multibanco em São João dos Montes e Calhandriz, pelo direito à habitação na Quinta do Alferes e pelo direito à informação no Bairro PER da Póvoa de Santa Iria. A dirigente local do PCP valorizou ainda a luta dos trabalhadores do CTT e do agrupamento de escolas do Forte da Casa.

No decurso da iniciativa foram anunciadas duas importantes iniciativas do PCP no concelho. No dia 21 de Março uma jornada de esclarecimento e agitação pela gratuitidade e alargamento do parque de estacionamento do Hospital de Vila Franca de Xira e dia 26 do mesmo mês uma reunião com dirigentes e delegados sindicais e membros de Comissões de Trabalhadores do concelho na qual participará a deputada Rita Rato. Esta última iniciativa insere-se na acção nacional de contacto e esclarecimento que o PCP está a levar a cabo e que no concelho de Vila Franca de Xira contará com mais de 80 acções em mais de 50 empresas e locais de trabalho.