PCP denuncia – Aterro Sanitário do Mato da Cruz com problemas de funcionamento

20140617 com freg alverca aterro mato da cruzA Comissão de Freguesia de Alverca do Ribatejo do PCP editou um boletim e distribui-o à população da freguesia, denunciando os problemas de funcionamento que existem hoje no Aterro Sanitário do Mato da Cruz , na Calhandriz.

De acordo com informações recolhidas pela Comissão de Freguesia de Alverca do Ribatejo do Partido Comunista Português, o despejo dos diversos tipos de lixos e entulhos no aterro Sanitário do Mato da Cruz estão suspensos devido a problemas ao nível do sistema do escoamento das águas lixiviantes. Caso se confirmem ruturas nas condutas ou na impermeabilização que permitam a dispersão das águas lixiviantes para outros locais do Aterro que não a Estação de Tratamento, a situação pode instituir-se como um problema grave quer ao nível da saúde das pessoas, quer ao nível da contaminação dos terrenos junto ao aterro.

Para localizar e identificar concretamente qual a origem, dimensão e gravidade do problema o Laboratório Nacional de Engenharia Civil já tem técnicos a trabalhar no local. Considerando a gravidade que a situação pode efetivamente representar a Comissão da Freguesia de Alverca do Ribatejo do Partido Comunista Português, exige à Valorsul entidade responsável pela gestão do aterro e também à própria Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que após a conclusão dos estudos em curso para detetarem o problema sejam tornados públicos os seus resultados e se tal for necessário a sua resolução urgente para salvaguardar a saúde das pessoas e a pureza dos terrenos.