O Jardim da Graça, em Torres Vedras, foi o local escolhido pela CDU para reunir candidatos e apoiantes numa sessão de apresentação que decorreu na manhã do passado Sábado, 27 de Setembro.
O momento reuniu Rita Miguel, candidata à presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras, Fernando Guerra, primeiro candidato à Assembleia Municipal, Fernando Santos, candidato à presidência da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, e Duarte Alves, antigo deputado à Assembleia da República, assim como vários cabeças de lista às várias freguesias do concelho. Estiveram também presentes o mandatário da candidatura, Francisco Manuel Fernandes, e dezenas de apoiantes da CDU. Após este ato, seguiu-se a arruada pelas principais ruas da cidade e pelo Mercado Municipal, contactando de perto com a população torriense.
Um projecto distinto dos demais
Na sua intervenção, Duarte Alves destacou aquilo que define o projecto da CDU, distinguindo-se das demais candidaturas por ser aquela que aposta numa participação de proximidade de eleitores e eleitos. “Aposta também no envolvimento das populações nas decisões, seja nos órgãos autárquicos, seja também através das colectividades, das associações, da participação das pessoas na decisão daquilo que diz respeito às suas terras”, afirmou.
O ex-deputado, que enquanto deputado à Assembleia da República defendeu activamente os interesses do concelho, enumerou os vários contributos da CDU ao nível local pelos eleitos nas assembleias municipal e de freguesia, nomeadamente na luta pelo direito à saúde, pela reposição de freguesias, pela melhoria dos transportes públicos, dando o exemplo da luta da população de Runa em defesa da alteração da Subestação de Tração Elétrica, e pela despoluição de cursos de água do concelho, como o Rio Alcabrichel.
Um balanço positivo e de provas dadas
Fernando Santos, cabeça de lista à Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, fez um balanço positivo da presença da CDU no executivo da freguesia no mandato que agora termina, acreditando na competência da sua equipa para sair reforçada nas próximas eleições. Destaca que é uma equipa composta por pessoas próximas das aldeias e das associações e que conhecem as suas dificuldades. Recorda que a CDU esteve desde o primeiro dia ao lado da luta pela reposição da freguesia de Matacães, acompanhando sempre o processo até à Assembleia da República, contrariamente a outras forças políticas.
Mais eleitos da CDU na Assembleia Municipal
Fernando Guerra, primeiro candidato da CDU à Assembleia Municipal, enumerou os principais objectivos nestas eleições autárquicas: “eleger uma vereadora para o executivo municipal e reforçar a presença na Assembleia Municipal através do reforço da votação nas listas municipais e nas listas concorrentes às Assembleias de Freguesia”. Relembrando que o poder local democrático foi conquista do 25 de Abril, teceu críticas a quem vai a eleições afirmando que agora vai fazer melhor, com todo o tempo que já teve até aqui, e também a quem se diz independente dos partidos políticos e depois se junta ao PSD e ao CDS com o objectivo de alcançar o poder. Defendeu, ainda, que é urgente uma dinâmica diferente da Assembleia Municipal, fazendo desse órgão um espaço de partilha dos problemas e anseios das populações, como sempre têm feito os eleitos da CDU.
Um compromisso a longo prazo
Rita Miguel, candidata à presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras, começou por agradecer à forte mobilização membros do PCP e de independentes na composição das listas candidatas aos vários órgãos locais. “É um ato de coragem fazer parte de uma lista. Fácil é criticar, mas estar presente, dar a cara, é preciso ter uma coragem especial para o fazer. E fazê-lo em prol de todos nós, ao serviço da democracia”, afirmou a cabeça de lista.
Depois, relembrou que a CDU não está apenas presente nas candidaturas a todas as freguesias nas eleições, mas também todos os dias, trabalhando “para que tenhamos freguesias vivas, onde é bom viver”, onde haja habitação, cultura, desporto e saúde. Enfatizou que as assimetrias entre freguesias do interior e do litoral continuam a existir, sendo importante continuar a ouvir as populações, como têm feito os candidatos da CDU.
A versão para impressão do Programa Eleitoral da CDU Torres Vedras já está disponível para ser descarregado.