Surto de Legionella: Uma situação excepcional, exige medidas excepcionais

legionellaEm nota de imprensa, a Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP expressa “o seu apoio e solidariedade à população do Concelho de Vila Franca de Xira e em especial às populações das Freguesias de Vialonga, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria, face aos recentes acontecimentos”. A nota do PCP informa também que o Grupo Parlamentar do PCP endereçou um pedido de esclarecimento ao Governo sobre esta situação, que põe em evidência um conjunto de insuficiências verificadas na intervenção do Ministério da Saúde e do Ministério do Ambiente.

Nota de Imprensa do PCP

A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP – Partido Comunista Português –, expressa o seu apoio e solidariedade à população do Concelho de Vila Franca de Xira e em especial às populações das Freguesias de Vialonga, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria, face aos recentes acontecimentos que têm origem no surto de legionella que se abateu sobre o nosso Concelho e em especial nestas três Freguesias.

A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP, tem procurado, por todos os meios ao seu alcance, acompanhar esta situação de extrema gravidade.

Neste sentido os eleitos locais do PCP, nomeadamente os vereadores da Câmara Municipal, assim como o Presidente da Junta de Freguesia de Vialonga, têm vindo a desenvolver e a participar num conjunto muito alargado de reuniões e contactos com diversas entidades, procurando inteirar-se do actual ponto de situação.

No mesmo sentido, ontem mesmo, o Grupo Parlamentar do PCP, endereçou um pedido de esclarecimento ao Governo sobre esta situação, que põe em evidência um conjunto de insuficiências verificadas na intervenção do Ministério da Saúde e do Ministério do Ambiente. Insuficiências que, no essencial, são consequência das políticas restdoritivas que têm vindo a ser implementadas nos últimos anos. Em vários momentos o PCP chamou a atenção para o facto da estrutura da Direcção Geral de Saúde ser claramente insuficiente para responder a situações como a que se estamos a viver no concelho de Vila Franca de Xira.

Também na resposta hospitalar são evidentes os problemas sentidos nas urgências – equipas insuficientes, profissionais esgotados, falta de meios de diagnóstico, falta de camas para internamento, etc. Ao contrário do que tem sido afirmado publicamente, os doentes esperam horas até serem atendidos, como tem vindo a acontecer no Hospital de Vila Franca.

A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP, manifesta também, o seu profundo pesar às famílias enlutadas, bem como as rápidas melhoras de todos aqueles que ainda se encontram em situação difícil.

A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP empenhar-se-á de forma activa no acompanhamento desta situação, e na exigência da sua rápida resolução.

Perguntas ao Governo em PDF

Sobre a capacidade do SNS para tratar pessoas com a “doença do legionários”

Sobre o surto de Legionella no concelho de Vila Franca de Xira