Serviço de Urgência Básica em Algueirão – Mem Martins

Serviço de Urgência Básica em Algueirão – Mem Martins

A Ministra da Saúde Ana Jorge anunciou a instalação de um Serviço de Urgência Básica em Algueirão –  Mem Martins, nas antigas instalações fabris da Messa. Paradoxalmente, faz agora precisamente um ano, em Janeiro de 2008, o então Ministro da Saúde Correia de Campos, tinha anunciado a instalação de um Serviço de Urgência Básica no Cacém, nas antigas instalações fabris da Melka.

É curiosa, esta governação: praticam politicas económicas que contribuem para o encerramento das fábricas, para depois prometerem que aí vão instalar unidades de saúde! Prometem mas cumprem, porque se recuarmos a Janeiro de 2007 também então se anunciou e prometeu, igualmente pelo então Ministro Correia de Campos, a construção de um novo hospital público em Sintra. Do qual não se conhece nem projecto, nem ideia, nem… nada. Para os responsáveis do Governo da área da Saúde, o mês de Janeiro é o mês de prometer para Sintra. Será pelo facto dos serviços de saúde, nomeadamente o Hospital Amadora Sintra, ficarem lotados e a rebentar pelas costuras com os surtos de gripe, associados a outras doenças? De facto, existem coincidências que só se podem justificar pela falta de seriedade politica do Governo e pelo afã eleitoral do Partido Socialista.

A ministra anunciou, convenientemente durante uma visita ao referido hospital, que o Serviço de Urgência Básico (SUB) irá (irá?) começar a funcionar até Março deste ano em Algueirão-Mem Martins, e que com a sua entrada em funcionamento, será possível diminuir o número de doentes que acorrem à Urgência do Hospital Amadora-Sintra em 30%, o que representa uma diminuição média de afluência a esse hospital, segundo dados do ministério, de cerca de 150 doentes.

Aguardemos, afinal, já só faltam 12 meses para Janeiro de 2010.
 
Sintra, 13 de Janeiro de 2009