Contra o encerramento de 20% das Escolas Básicas do 1º Ciclo do Concelho de Sintra
A CDU contesta a proposta da Câmara Municipal, aprovada apenas com o voto contra do Vereador Baptista Alves (CDU) de encerramento das seguintes escolas:
EB 1 Albarraque 1
EB 1 Albarraque 4
EB 1 de Anços
EB 1 Arneiro dos Marinheiros
EB 1 Camarões
EB 1 Colares
EB 1 Fontanelas
EB 1 Janas
EB 1 Morelena
EB 1 Terrugem 1
EB 1 Terrugem 2
EB 1 Albogas
EB 1 Cortegaça
EB 1 Morelinho
EB 1 Ral
EB/JI Ranholas
EB 1 Sintra
EB 1 Santa Susana
JI Almargem do Bispo
EB 1 Alvarinhos
EB 1 Assafora
A decisão da Câmara Municipal de Sintra não tem qualquer sustentação de carácter pedagógico ou técnico, e revela a falta de projecto educativo para o Concelho. Os Agrupamentos de escolas, as Associações de Pais e as Juntas de Freguesia não foram ouvidos. Não se resolvem os problemas do ensino em Sintra no segredo dos Gabinetes.
Apenas a CDU votou contra esta proposta. Para a CDU, o caminho a prosseguir não passa pelo encerramento de Escolas. O que é preciso é melhorar as condições de ensino em cada escola. O que é necessário é criar novas valências como sejam os refeitórios e os ATL, existindo diversos exemplos no Concelho de escolas que duplicaram ou até triplicaram o número de alunos com a abertura destas valências. Nas áreas urbanas é ainda necessário criar mais salas de aulas de forma a acabar com os horários duplos.
Desta forma, a CDU exige uma ampla discussão da Carta Educativa, envolvendo os Agrupamentos de Escola, as Associações de Pais, as Juntas de Freguesia e a população em geral, por forma a que se definam verdadeiras soluções para a grave situação do parque escolar do Concelho de Sintra.
A CDU defende que os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico devem frequentar escolas na sua área de residência e não fora desta onde estão desenquadrados da sua realidade social.
A CDU mais uma vez demonstra que é a única força política que defende os interesses das populações.