Numa atitude de fecho de ciclo, o Governo anunciou a colocação de portagens na A16 no troço entre o Nó de Ranholas e o Lourel. A colocação de portagens na A16 apenas veio confirmar que é uma má solução, não resolve os problemas da mobilidade e apenas serve para engordar os bolsos das concessionárias. Este é mais um roubo que está a ser feito aos cidadãos de Sintra.
Em 2008, durante o Governo de José Sócrates, foram colocadas portagens na A16. Na época, a CDU apresentou uma moção contra as portagens na reunião do dia 19 de Setembro de 2008 da Assembleia Municipal de Sintra que foi chumbada com os votos contra dos deputados do Partido Socialista e a abstenção dos deputados do PSD/CDS e do deputado Miguel Portas (Bloco de Esquerda). Ficou claro que nessa época alguns autarcas preferiram estar ao lado do Governo em vez de defenderem os interesses dos sintrenses! Recordamos também que o Presidente Fernando Seara em 2003 defendeu a não colocação de portagens na CREL, o mesmo acontecendo na época com o PS quando era oposição ao Governo de Durão Barroso.
Hoje, numa atitude de fecho de ciclo, o Governo anunciou a colocação de portagens na A16 no troço entre o Nó de Ranholas e o Lourel. A colocação de portagens na A16 apenas veio confirmar que é uma má solução, não resolve os problemas da mobilidade e apenas serve para engordar os bolsos das concessionárias. Este é mais um roubo que está a ser feito aos cidadãos de Sintra.
As portagens são inaceitáveis visto que constituem uma discriminação negativa sobre os residentes no concelho de Sintra que não possuem alternativas viáveis de circulação. Não temos memória curta e por isso gostaríamos de compreender também qual é a posição das outras forças políticas quando se verifica mais um roubo aos sintrenses. O tempo é de definição de quem está de facto interessado em defender os interesses de Sintra ou de quem defende os interesses da troika. Defendemos a abolição total das portagens na A16 e na CREL, de forma a melhorar as condições de circulação e mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.
Perante este cenário aguarda-se, a curto prazo, o anúncio de concessão das linhas de Sintra e de Cascais da CP, agora que os investimentos nas redes estão efectuados e os tarifários sofreram nos últimos 2 anos aumentos na ordem dos 30%.
As políticas de mobilidade deste governo, tal como as restantes são no sentido de penalizar que trabalha, permitindo chorudos lucros aos grandes grupos económicos.
A comissão concelhia de Sintra do PCP