Concentração pela saúde marcada pela CDU junta mais de 200 pessoas em Belas

A CDU promoveu na passada sexta-feira uma concentração, junto ao Centro de saúde de Belas, destinada a demonstrar o desagrado da população desta freguesia relativamente ás politicas de saúde seguidas por este governo, em geral, e pela construção de um novo centro de saúde em Belas devido ao avançado estado de degradação em que se encontra o actual Centro de Saúde. Na concentração foi lida e aprovada uma carta aberta a ser enviada à Sr.ª Ministra da Saúde com as principais exigências da população de Belas.
 

Carta Aberta
À Exma. Sr.ª Ministra da Saúde

Somos um grupo de moradores utentes de um denominado Centro de Saúde, que era suposto servir a população da Freguesia de Belas.

Reunidos, para exigir a construção de um Novo Centro de Saúde, no mesmo local onde tantas vezes, tantos habitantes em estado de saúde precária, têm de, enfrentar a intempérie e aguardar a sua vez de marcar consulta, interpelamos V. Ex.ª, no sentido de saber com o que podem contar os habitantes da Freguesia:

Belas, tem, ou não, hipótese de ter a curto/médio prazo, um Centro de Saúde com o mínimo de dignidade, eficiência e conforto?

Belas, é uma Freguesia, onde 34 anos passados sobre a gloriosa data de 25 de Abril, muito continua por fazer. Sucedem-se os governos e as presidências de Câmara, numa alternância de poder entre PS e PSD, mas mantém-se uma realidade social confrangedora.

Temos enormes carências no que se refere a equipamentos de educação, saúde, lazer, desporto, entre outras áreas.

Deste panorama, destaca-se pela negativa, o nosso Centro de Saúde:

Funciona há muitos, muitos anos em prédio de habitação, com as instalações bastante degradadas e muito pouco funcionais: as salas de espera e os gabinetes de consulta ficam no 1º e 2º andar do prédio;

Não tem as mínimas condições para atender pessoas idosas, grávidas ou deficientes, a única via de acesso aos pisos superiores é uma escada em pedra, típica dos prédios de habitação da década de 50;

A espera, para conseguir uma consulta é feita normalmente, ao livre arbítrio do tempo, na rua, sem qualquer protecção e desde as primeiras horas da madrugada;

Alguns desabafos feitos por utentes, são exemplo dos continuados sacrifícios que a população é há longo tempo obrigada a enfrentar e ilustram a triste realidade do Centro de Saúde de Belas:

“Quando preciso de consulta, venho para aqui às 6 e 30 da manhã, e nem sempre consigo vaga.”

“Para conseguirmos consulta, temos de vir para cá ás 5 ou 6 da manhã, passamos imenso tempo ao frio, sem termos onde nos sentar, e por vezes já não conseguimos vaga!”

“Tenho consulta marcada há dois meses e meio, faltei ao emprego para ser atendida e, quando chego aqui, dizem-me que a médica está doente. Agora só no fim do mês é que vou marcar nova consulta, sabe-se lá para quando!”

“Como sou diabético, necessito de fazer análises regularmente. Para evitar vir para aqui às 5 da manhã, opto por marcar as consultas com antecedência, vim cá hoje para fazer a marcação, mas disseram-me que só posso fazê-lo no final de Novembro, depois devo ser atendido lá para Janeiro ou Fevereiro…”

“Lá dentro, as salas são velhotas e frias e há poucos sítios para as pessoas se sentarem, isto é um Centro de Saúde que já nem nas aldeias se vê!”

Promessas, têm havido muitas, mas as carências continuam. A saída recente de profissionais da saúde, faz aumentar, entre os utentes, a preocupação quanto ao futuro desta unidade de saúde.

Na Assembleia da República, as propostas do PCP para afectar verbas para a construção do Centro de Saúde, têm sido sucessivamente (2006, 2007 e 2008), rejeitadas, pelos votos contra do PS, PSD e CDS.

Perante a falta de respostas do Governo e do Ministério da Saúde, e face ao desconhecimento do que se está a passar de concreto quanto à construção deste equipamento, moradores, utentes do Centro de Saúde de Belas, concentrados em frente às suas actuais instalações, decidiram enviar a V. Ex.ª esta carta aberta com a questão fundamental:

Existem ou não probabilidades de que o governo venha a construir a curto/médio prazo, um novo edifício que permita instalar com dignidade o Centro de Saúde de que a Freguesia de Belas, há tanto tempo carece?

Tem certamente, V. Ex.ª uma palavra a dizer sobre o assunto.
Atentos, ficamos a aguardar essa palavra.

Os Utentes Reunidos em Nova Concentração para Exigir a Construção do Novo Centro de Saúde da Freguesia de Belas (Carta Aberta aprovada por unanimidade)

Belas, 24 de Outubro de 2008

PARTILHAR