Utentes de Amadora/Sintra reagem ao terrorismo social do Governo na área da Saúde

As Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos de Sintra e Amadora realizam na próxima quarta-feira, dia 29 de Janeira, pelas 18h00, uma vigília/protesto junto ao Hospital Amadora-Sintra.

 

COMUNICADO À IMPRENSA DA

Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Sintra

As Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos de Sintra e Amadora levarão a efeito na próxima 4ª feira, dia 29 de Janeiro, pelas 18 horas, junto ao Hospital Amadora-Sintra, uma vigília/protesto.

Os acontecimentos recentemente ocorridos, mais de 12 horas de espera no serviço, demissão da direcção do serviço de urgências, perda de vida humana em função das horas de espera, reflectem o cenário que as comissões de utentes apontam a longos anos como perigo iminente a acontecer.

O Hospital Amadora-Sintra abrange uma área de intervenção demasiado extensa, situação que acarreta consequências dramáticas ao nível da celeridade na prestação dos seus serviços, sendo constantes as situações de sobrelotação e intermináveis horas de espera para aqueles que recorrem ao Serviço de Urgência.

Dada a elevada densidade populacional do território abrangido, estaremos a falar de cerca de 650 mil Utentes que têm de recorrer a esta unidade hospital.

O Governo irá reduzir 300 milhões no orçamento do Serviço Nacional de Saúde, o corte corresponde, nas unidades de saúde, a 9% em relação a 2011.

Desta forma, as perspectivas para 2014 são de maior agravamento no Hospital Amadora Sintra.

Esta acção pretende alertar para os efeitos nefastos que as medidas do actual Governo estão a ter para os Utentes do Serviço Nacional de Saúde, bem como para a necessidade de construção de um Hospital Público no Concelho de Sintra.

As comissões de utentes dos dois concelhos abrangidos pelo Hospital Amadora Sintra realizam desta forma uma vigília de protesto na defesa do Serviço Nacional de Saúde e dos Utentes.