Depois de várias acções junto dos centros de saúde do concelho de Sintra, ao longo do mês de Janeiro, as Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos de Sintra e Amadora e a Plataforma de Lisboa em defesa do Serviço Nacional de Saúde, realizaram ao início da tarde de dia 29 de Janeiro (5ª feira) uma Vigília/Protesto junto ao Hospital Amadora-Sintra. Nesta acção, mais de duas centenas de pessoas concentrara-se junto do Hospital, participando num protesto em defesa do Serviço Nacional de Saúde e exigindo a construção de um Hospital Público em Sintra.
Reivindicação de muitos anos da população do concelho de Sintra, o protesto contou com a solidariedade e presença dos eleitos do PCP nos concelhos de Sintra e Amadora e da deputada do PCP à Assembleia da República Carla Cruz.
Ao longo dos anos de forma repetida e continuada, o PCP e a CDU junto das populações e também através dos seus eleitos no plano institucional têm travado a luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde, sendo inúmeras as propostas apresentadas na AR e consecutivamente rejeitadas pelas diferentes maiorias (PS, PSD e CDS).
Para o PCP a Luta em defesa do Direito Constitucional à Saúde é inseparável da defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores do sector.
A política de saúde dos sucessivos governos PS, PSD e CDS com o objectivo de degradação dos cuidados de saúde para transferir a prestação de cuidados realizados pelo Serviço Nacional de Saúde para o sector privado põe em causa o direito à saúde constitucionalmente consagrado e conquista da Revolução de Abril. É urgente que a luta dos trabalhadores do sector e dos utentes e populações defenda e valorize o SNS.
No protesto, em que participaram os sindicatos do sector da saúde, bem como as associações de bombeiros de Algueirão Mem-Martins e Amadora, e o Movimento em Defesa dos Serviços Públicos, os utentes presentes aprovaram uma Moção exigindo aquilo que é seu por direito, o pleno acesso a cuidados de saúde, assegurados por trabalhadores cujos direitos tem de ser efectivos, o reforço da rede de Cuidados de Saúde Primários, um novo hospital público no concelho de Sintra.
A luta conjunta dos utentes e trabalhadores do sector de saúde é determinante para a defesa intransigente do SNS, e para a construção de uma Política Alternativa, Patriótica e de Esquerda, que defenda e valorize as Funções Sociais do Estado e os direitos dos trabalhadores que as asseguram. A Luta continua!