CDU em Sintra promove debate público para analisar a actual situação na prestação de cuidados de saúde aos habitantes do concelho

Decorreu em Massamá, no passado dia 7 de Abril, dia mundial da saúde, um encontro/debate, promovido pela CDU, com o lema  “A Realidade da Saúde em Sintra”, para análise da actual situação na prestação de cuidados de saúde aos habitantes do Concelho. Este encontro, inserido na iniciativa de recolha de assinaturas que a CDU está a levar a cabo até ao final de Abril, contou com a participação do vereador da CDU na CMS, Pedro Ventura, com o deputado do PCP na assembleia da república, Bruno Dias e com o enfermeiro Pedro Frias, dirigente do sindicato dos enfermeiros Portugueses.

A iniciativa contou igualmente com a participação activa de dezenas de pessoas que, contribuíram com a sua presença, interesse no debate e na discussão dos problemas, para o sucesso da mesma.

Durante as quase 2,5 horas de duração da iniciativa, foi possível ouvir o testemunho na primeira pessoa de diversas situações relacionadas com:

·      Horas de desespero nas urgências hospitalares;

·      Horas de espera pela marcação de consultas nos centros de saúde;

·      Condicionalismos desesperantes na lotaria de escolha de qual o medicamento que se pode prescindir por falta de dinheiro para os adquirir todos;

·      Ou o maquiavelismo subjacente aos contratos programa, celebrados entre o ACES de Sintra e o ministério da Saúde, onde este, premeia aqueles, consoante sejam atingidos os rácios percentuais que diminuam a verba destinada ao pagamento de medicação, ou de meios complementares de diagnóstico.

Sobre este último ponto foram efectuadas algumas intervenções de denúncia da actual gestão dos recursos financeiros do Ministério, e da prioridade que vem sendo dada aos investidores privados que, mais não fazem do que tirar partido da forma como os actuais, e anteriores responsáveis pela pasta da saúde, a têm gerido.

Na verdade, o que temos de analisar é se quem governa o ministério quer cuidar da saúde dos Portugueses, ou se, pelo contrário, quer incentivar a negócio subjacente à cura da doença. Negócio esse que, pelos números entretanto divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, vai de vento em popa.

Nesta iniciativa ficou mais uma vez vincada a imperiosa necessidade de construção de um Hospital de Gestão Pública no Concelho de Sintra.