Colocação de Pré-fabricados em Fitares revela que a contestação da CDU à Carta Educativa é justa.

Uma vez mais, como se tal fosse necessário, fica demonstrado que a Carta
Educativa elaborada à pressa por PSD e CDS e aprovada por PSD, CDS e
PS, não serve os interesse da comunidade Educativa do concelho de Sintra
e tem como único objecto o encerramento de algumas escolas de 1º ciclo
do Concelho, com já se verificou com Arneiro dos Marinheiros e Janas,
sendo previsível que a Câmara Municipal de Sintra (CMS) avance para
outros encerramento já para o próximo ano lectivo.


No que concerne a Fitares importa recordar que a Carta Educativa não prevê a construção de qualquer estabelecimento de ensino de 2º e 3º ciclo ou secundário para aquela zona do concelho. Compreende-se agora a CMS da urgência em colocar pavilhões pré-fabricados naquele local onde apenas funcionarão salas de aula, sendo todos os outros serviços prestados na actual EB 2/3 de Fitares que já se encontra sobrelotada. Não se compreende ainda como as antigas estruturas irão comportar mais alunos no pavilhão desportivo ou refeitório.

Importa aqui recordar que a Carta Educativa contempla construção da EB 2/3 da Serra das Minas, agora, segundo se lê nas noticias, transformada em EBI, para 2007. Esta Escola nunca estará em funcionamento antes de Setembro de 2011, ou seja 4 anos após o previsto.

Por estes e por muitos outros motivos, a CDU Sintra exige a revisão imediata da Carta Educativa, com um amplo processo de discussão, que não existiu anteriormente, envolvendo professores, alunos pais e autarcas.

Por fim gostaríamos de desafiar os deputados do Partido Socialista que de forma ufana  visitaram as duas escolas secundárias do Concelho de Sintra, que se encontram em obras pela Parque Escolar,  a visitarem as vinte do 2º e 3º ciclos para atestarem in loco a falta de investimento e preocupação que sucessivos governos do PS, PSD e CDS tiveram relativamente a estes equipamentos.

PARTILHAR