Casa cheia na Sessão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril

A 4 de Maio realizou-se, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mem Martins uma palestra/ debate, bastante participada.

Os oradores convidados foram Manuel Loff, historiador e ex-deputado na Assembleia da República na bancada do PCP; Baptista Alves, militar de Abril, Coronel na Academia da Força Aérea e autarca em Sintra e Lino Paulo, oposicionista ao regime fascista, deputado na II legislatura, autarca em Sintra e membro da Comissão Concelhia do PCP.

Antes de se ter dado a palavra a cada orador realizou-se um minuto de silêncio em memória do camarada Hipólito Fialho dos Santos, com um papel relevante no Concelho de Sintra após Abril.

Manuel Loff falou sobre as características históricas da revolução de Abril, vincando a ideia que esta constituiu uma ruptura e demostrando, comparando-a com a “transição” espanhola, que foi nitidamente mais violenta que a nossa Revolução.

Baptista Alves falou sobre o 25 de Abril e a Paz, referindo como a Revolução pôs fim a um longo período de guerra em três frentes. Assinalou ainda como, depois, as forças armadas, mantidas na NATO, têm apenas servido em palcos internacionais e alertando para os perigos decorrentes da concepção intervencionista da NATO no actual contexto internacional.

Lino Paulo interveio em nome da Comissão Concelhia de Sintra do PCP, reflectindo sobre o que significa comemorar Abril, com todas as vitórias conseguidas, mas também com a resistência a 48 anos de contrarrevolução, onde sempre se tem lutado contra a desigualdade social em todos os domínios.

O debate foi participado e animado, falando-se desde as conquistas mais imediatas da Revolução, nomeadamente o projecto SAAL até aos desafios que hoje se colocam como o crescente neoliberalismo e o crescimento da extrema direita. A sessão encerrou, como não podia deixar de ser ao som do “Grândola Vila Morena”.