jardimcaneças

Alteração ao Jardim Central – Caneças

jardimcaneçasSem a População não há intervenção!
Uma vez mais o PS com o PSD na Câmara Municipal, tentou agendar a discussão e aprovação do projecto-base de alteração aos Jardins Vieira Caldas e Manuel de Arriaga (Jardim Central), sem cumprir o compromisso assumido de discutir o projecto com a população de Caneças.
Os vereadores da CDU na Câmara Municipal e o executivo CDU na Junta de Freguesia exigiram que qualquer projecto, a ser aprovado, tem de primeiro ser discutido com a população de Caneças. Em Caneças mandam os Canecenses!

Esteve agendada para a última reunião da Câmara Municipal a discussão e votação do projecto de alteração aos Jardins Vieira Caldas e Manuel de Arriaga, o que motivou de imediato a intervenção do executivo CDU da Junta de Freguesia de Caneças, junto da Presidente de Câmara, no sentido de exigir a suspensão desse ponto, o que acabou por acontecer.
Em nossa opinião, seja qual for o projecto a desenvolver na zona central de Caneças, este terá obrigatoriamente de ter em conta a opinião da população e dos comerciantes locais. Aliás, esse tinha sido o compromisso assumido pela Presidente de Câmara, numa das suas “Presidências Abertas”, mas que pelos vistos estava a caminho do “saco do esquecimento”.
É já o segundo projecto-base que se conhece de alteração deste espaço tão sensível e importante para Caneças. Na primeira versão desaparecia praticamente tudo aquilo que ali hoje existe e que faz parte da nossa memória colectiva: o Lago dos Peixes, o Coreto, a Casa da Cultura e o Parque Infantil. Projecto que foi de imediato rejeitado pela CDU.
A segunda versão está mais equilibrada. Ficam no entanto por esclarecer as questões relativas à circulação rodoviária, ao pavimento e mobiliário urbano projectado, assim como outros pormenores que não dispensam a consulta pública.
A CDU, através dos seus eleitos na Junta ou na Câmara, votará favoravelmente qualquer projecto que objectivamente melhor a qualidade de vida dos habitantes de Caneças, mas sempre num diálogo permanente com a população.
Consideramos igualmente que as necessidades em Caneças não se resumem à intervenção no Jardim Central. As responsabilidades da Câmara Municipal vão muito além desta obra. Por resolver está a questão das acessibilidades, da casa mortuária, da requalificação das fontes, do sistema de esgotos e das ribeiras, do abastecimento de água, dos espaços para a Juventude…enfim, obras por fazer e da responsabilidade da Câmara Municipal de Odivelas que um só projecto de intervenção não nos vai fazer esquecer.