Foi num ambiente de saudável camaradagem e convívio e que contou com a presença de cerca de 150 camaradas e amigos do Partido, que a Organização Concelhia de Vila Franca de Xira realizou o seu piquenique anual, na Mata do Paraíso, em Vialonga, e que como vem sendo habitual, contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP.
Coube a José Correia, membro da Comissão Política da JCP, abrir as intervenções salientando as dificuldades colocadas aos jovens trabalhadores, sendo a precariedade aquela que maiores proporções atinge.
Andreia Pereira, membro do Executivo da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira e do Comité Central do PCP, salientou o importante resultado obtido pela Organização, no âmbito da Campanha Nacional de Fundos para a compra do novo terreno da Festa do avante! apelando à mobilização dos presentes para um esforço final nos restantes dias que faltam para a abertura da Festa.
No encerramento das intervenções, o Secretário-geral do PCP recordou a composição da Assembleia da República, resultante do acto eleitoral de 4 de Outubro, e da valiosa contribuição dada pelo PCP, assim como do alcance, embora limitado, da posição conjunta do PS e do PCP.
Com esta iniciativa, lembrou Jerónimo de Sousa, foi possível travar a ofensiva lançada pelo anterior Governo do PSD-CDS e dar resposta a problemas mais urgentes dos trabalhadores e do povo, devolver salários e rendimentos, repor horários de trabalho e feriados, restituir o abono de família, eliminar taxas moderadoras, defender a Escola Pública e travar privatizações.
Não o tendo feito em situações anteriores, também não seria agora que o Partido fecharia para Congresso. Jerónimo de Sousa, referiu-se assim aos trabalhos de preparação do XX Congresso do PCP, que teremos de preparar e realizar ao mesmo tempo que cuidamos dos aspectos do reforço orgânico do Partido e da sua Organização, da sua ligação á classe operária e as massas, assim como do desenvolvimento e dinamização da luta de massas.
Na sua intervenção, o Secretário-geral do PCP valorizou ainda o enorme alcance do resultado obtido, no âmbito da Campanha Nacional de Fundos para a compra do novo terreno da Festa do avante!