Investimentos no Oeste inviabilizados por PS, PSD e CDS

PS, PSD E CDS/PP INVIABILIZARAM NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

PROPOSTAS DO PCP PARA INVESTIMENTOS PÚBLICOS NOS CONCELHOS DO OESTE

O investimento público é peça fundamental do combate às assimetrias, na minimização de graves problemas sociais e na estratégia de um desenvolvimento harmonioso de um dado espaço regional e mais genericamente do país.

O Orçamento de Estado e o PIDDAC para 2007 apresentam sinais de uma atitude por parte do Governo de um claro desprezo pela Região Oeste sendo que os valores dos investimentos previstos são extraordinariamente baixos.

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado, o PCP, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, apresentou um conjunto de 15 propostas para investimentos públicos que considera de grande importância para dotar os concelhos do Oeste de melhores serviços públicos, nas áreas da segurança, saúde, educação, acessibilidades entre outras.

Traindo as expectativas dos oestinos, Sem uma análise concreta de cada proposta concreta e em evidente bloco central PS, PSD e CDS/PP votaram contra todas, sem excepção, as propostas apresentadas pelo PCP. Entre outras propostas do PCP que foram rejeitadas destacamos:

Na área da Educação e Cultura:

– Museu Jurássico da Lourinhã

– Fortes e fortins das linhas da defesa de Torres

– Construção de Pavilhão Desportivo na Escola EB 23 Sobral de Monte Agraço

– Recuperação do Castro Zambujal, Concelho de Torres Vedras

– Construção da Escola Básica do 1º Ciclo do Vilar, Concelho do Cadaval

Na área da Saúde:

– Novo Bloco operatório da Maternidade em Torres Vedras

– Construção de Centro de Saúde em Sobral de Monte Agraço

Na área dos Equipamentos Sociais:

– Construção de Centro de Dia na Carvoeira, Concelho de Torres Vedras

– Construção de Centro de Dia em Painho, Concelho do Cadaval

Na área das acesibilidades:

– Variante ao Cadaval

– Variante à Murteira, Concelho do Cadaval

– Variante a Sobral de Monte Agraço

– IC 11 – Torres Vedras – Sobral de Monte Agraço – Carregado

– Modernização da Linha do Oeste

Na área dos Equipamentos Colectivos:

– Construção do Pavilhão Multiusos do Cadaval

PSD, CDS e PS votaram contra a atribuição de verbas para estas obras fundamentais ao desenvolvimento dos concelhos, ou seja, fazem grande alarido para o povo ver mas na hora de, efectivamente, demonstrarem as suas intenções voltam a abandonar a região.

Não basta fazer algazarra com o PIDDAC e depois votar contra uma tentativa de correcção dessa injustiça.

Em algumas das propostas acima referidas, PS, PSD e CDS/PP, entram em contradição entre as declarações e posições públicas dos seus eleitos nos vários Municípios e o sentido de voto das suas bancadas na Assembleia da República.

O PCP denuncia as várias "caras" que PS, PSD e CDS/PP assumem consoante o Órgão em que estão representados, que junto das populações assumem posicionamentos e compromissos que depois na discussão do Orçamento de Estado e no caso do PS também no exercício das suas responsabilidades no Governo, são rápida e estrategicamente esquecidos

O PCP manterá a sua atitude de denúncia e resistência a estas orientações políticas.

O Secretariado dos Concelhos do Oeste do PCP