Preço da água: um verdadeiro “assalto” legitimado pelos votos do PS, PSD e IOMAF

No seu Programa eleitoral, a CDU propunha-se «Reanalisar, em bases sólidas e com frontalidade, todas as taxas e tarifas que nós designamos por alcavalas”, e que estão a ser pagas pelos munícipes, promovendo, também, a revisão, em baixa, do que se paga pela água, com redução substancial das “alcavalas” aplicadas.» Foi o que fez o vereador Daniel Branco, em sede de reunião da Câmara do passado dia 24, durante a discussão do Orçamento do SIMAS, para o próximo ano. Destas pesadas “alcavalas” que oneram, em muito, o preço da água, destacam-se as taxas chamadas “quota de disponibilidade de água e quota de disponibilidade de saneamento”. Estas, que correspondiam em 2012 a 23,5% e no ano 2013 a 31,0% da receita total do SMAS, naqueles anos, vão atingir, segundo o orçamento para 2015, os 44,6% da receita total dos SIMAS. É um aumento brutal, e se consideramos a totalidade das “alcavalas” elas já somam valor muito superior ao custo da água. A CDU, por não aceitar tudo isto, votou contra. (ver declaração de voto)