Os candidatos da CDU visitaram o Instituto Condessa de Cuba

Uma delegação da CDU, integrando os candidatos à Presidência da CMO, Daniel Branco (na foto, ao lado da Presidente do ICC) e  Rogério Pereira, cabeça de lista à União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias. Durante a visita foram levantados e anotados vários problemas com que a associação se debate.

O Instituto tem a sua origem ligada à Associação Resgate. Esta associação, fundada em 1923 por Frei João da Santíssima Trindade com o objectivo de proteger e formar crianças e adolescentes em situação de risco moral, recebeu dois legados, um do Conde Agrolongo em Lisboa e outro da Condessa de Cuba em Porto Salvo, em cujos terrenos se construiu nos anos 70 o Instituto Condessa de Cuba.
Sendo uma Instituição Privada da Solidariedade Social (IPSS) tem acordos de cooperação com a Segurança Social para a manutenção e funcionamento dos Institutos que promove.

O Instituto Condessa de Cuba, situado na Quinta da Quintã em Porto Salvo promove um Externato frequentado por cerca de cerca de 170 crianças e onde trabalham mais de 40 pessoas. Dispõe de amplas instalações cuja utilização tem sido diversa ao longo dos anos. O Instituto viu recusado o licenciamento, por parte da Câmara de Oeiras, do projecto de cresce e infantário, cujas obras foram concluídas há cerca de 2 anos e consideradas aptas pelos serviços da Segurança Social.