Intervenção da CDU, no Debate Específico sobre as inundações no Concelho de Oeiras.

No debate realizado ontem, na Assembleia Municipal de Oeiras, relativo às inundações ocorridas no concelho no passado mês de Dezembro, a CDU apresentou um conjunto de contributos para uma resposta às situações dramáticas que enfrentam os munícipes e comerciantes de Algés, nomeadamente:

– a importância de uma maior informação e sensibilização de toda a comunidade e agentes para os riscos de inundação, reforçando a capacidade de prevenção e proteção individual e coletiva.

– o reconhecimento do papel fundamental dos bombeiros, proteção civil, funcionários municipais e de muitas outras instituições na resposta dada aquando da intempérie e na resolução e recuperação dos estragos causados.

– o reconhecimento de medidas positivas encetadas pela CMO no apoio à população atingida, sugerindo que os serviços da CMO façam um campanha adicional de aproximação a pessoas e comerciantes que, perante a complexidade processual e burocrática, ainda não conseguiram ainda fazer chegar candidatura aos apoios disponibilizados.

Ao nível de medidas futuras de mitigação e adaptação face ao risco de inundações urbanas, a CDU apresentou vários pontos para um debate estrutural a vários níveis:

– a nível nacional, responsabilizar o Governo e a Assembleia da República pela revisão da legislação de ordenamento do território e de política de solo que possibilite a manutenção de solos livres de ocupação edificada, sem transferir para as autarquias o ónus incomportável da sua aquisição a preços de mercado.

– ao nível da administração central, a efetiva comparticipação em obras estruturais regularização hídrica, a par de uma efetiva coordenação a nível metropolitano, só possível com o processo de regionalização consagrado na Constituição.

– a nível municipal, a implementação de uma política que introduza o ciclo da água nas obras e nos instrumentos de ordenamento, aproveitando a oportunidade de uma revisão do PDM para reforçar a estrutura ecológica e hidrológica do concelho.