Em Oeiras, na maior parte dos 20 fontanários corre água imprópria para consumo humano

Serão cerca de duas dezenas os fontanários existentes nas diferentes freguesias do município. Nestes, 87% das análises revelam água imprópria. Esta situação foi revelada na última sessão da Comissão Municipal de Saúde em 23 de junho passado. A apresentação bem documentada e orientada para a contínua monitorização da situação e para que se mantenham actualizados os avisos às populações a fim de prevenir casos de doença imputáveis ao uso por ingestão de água não potável.

 

 

Há pois mérito quanto ao controlo por parte das entidades e julgamos ser de bom-senso não encerrar os fontanários, reconhecendo-se que o acesso à água é um direito e não havendo situações de alarme seria um procedimento antissocial vedar o acesso, até porque a água fornecida pelo SIMAS, sendo de muito boa qualidade, é de preço elevado sobretudo para quem tem vindo a empobrecer… A questão, colocada pelo eleito da CDU, Rogério Pereira, em representação da Assembleia da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias na Comissão Municipal de Saúde, foi a de relacionar a contaminação dos fontanários com as situações de ”esgoto a céu aberto” que proliferam em muitos locais do município. «Há, nessas situações, uma relação de causa-efeito que deve ser objecto de estudo por parte da autarquia e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora. O facto de a grande maioria das análises apresentar contaminantes coliformes indicia isso.»

 

Os eleitos da CDU, em visitas realizadas pelas freguesias interiores, nomeadamente na de Barcarena, têm detectado muitas situações que deveriam preocupar toda a gente pois são um verdadeiro atentando à saúde pública. Elas estarão, julgamos, na causa mais directa da contaminação da água dos fontanários.»

 

Rogério Pereira referia-se às visitas que os eleitos da CDU realizam com frequência nas freguesias, designadamente às realizadas em julho do ano passado e que deu origem a uma reportagem nesta página (“Insólitos de Leceia”), além de outras…

 

No passado dia 30 de Junho, Tiago Rodrigues, eleito CDU na Assembleia de Freguesia de Barcarena apresentou na sessão então realizada, um power point ilustrando situações que requerem actuação urgente. Ver imagens