Amílcar Campos e Daniel Branco

Daniel Branco, candidato CDU a Presidente da Câmara de Oeiras, visita a Associação Humanitária de Bombeiros de Paço de Arcos

No passado dia 21, uma delegação da CDU visitou as instalações dos bombeiros de Paço de Arcos com o objectivo de conhecer esta Associação Humanitária e auscultar os seus problemas.

Tiago Fernandes, que tomou posse como presidente em Janeiro passado, deu conta da situação, designadamente quanto à situação financeira de elado endividamento e ao esforço já realizado no sentido de o reduzir passando depois a descrever as iniciativas que permitirão realizar proveitos e dinamizar a organização diversificando a actividade, contando para o efeito com o potencial que o uso do antigo quartel possibilitará e onde se encontra instalado o Posto Médico, que em breve passará a poder realizar análises clinicas.

A CDU foi registando o esforço, a motivação e as perspectivas designadamente quanto à criação de referenciais de identidade, bem patentes na exposição de equipamento e materiais antigos e de inserção na população (fanfarra e grupo de teatro).
Competiu ao comandante Figueiredo da Silva, que se vê na fotografia, a descrição dos aspectos mais operacionais: “Bombeiro mal equipado, não salva nem se salva”, diria…

O concelho de Oeiras é o terceiro com mais serviço prestado e os Bombeiros de Paço de Arcos situa-se em terceiro lugar, depois de Oeiras e Carnaxide, com um efectivo de cerca de 50 bombeiros (além de mais de uma dezena de estagiários). A AHBVPA dispõe de um sofisticado sistema de comunicações e de gestão em tempo real das diferentes ocorrências disponibilizando ao comando e a todos os que vão ser solicitados, todas as condições para uma resposta célere e adequada.

O Comandante ia explicando, por tipologia da frota, as características e os apetrechos de cada viatura, o seu nível de envelhecimento, a operacionalidade, o custo elevado dos equipamentos e apetrechos, os requisitos de formação e o nível de solicitação a que estão sujeitos, designadamente em reforço de outras corporações… Faz todo o sentido o que o Presidente tinha dito no início da visita: os Bombeiros de Paço de Arcos devem rentabilizar melhor os seus meios. Que obtenham sucesso no próximo concurso para transporte de doentes. Foram alguns dos votos deixados.