Candidatos da CDU visitam o CCD, associação dos trabalhadores municipais

A delegação da CDU que visitou, no passado dia 11, o Centro de Cultura e Desporto – Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados integrou os cabeças de lista à Câmara Municipal – Daniel Branco – e à União de Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Rogério Pereira. Com mais de 3000 associados o CCD é a maior associação do concelho de Oeiras. http://ccdoeiras.wix.com/ccdoeiras

Na foto: Salvador Costeira em conversa com os candidatos Rogério Pereira (ao centro) e Daniel Branco (à direita)

O Presidente do CCD (também ele autarca, Presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo) explica detalhadamente aos candidatos CDU a evolução histórica e as actividades do Centro. Em 1961, o Centro surgiu por iniciativa dos trabalhadores enquadrado na FNAT.

A atividade do CCD começou por abranger diversas manifestações de carácter recreativo e cultural, designadamente a Festa de Natal destinada aos filhos dos funcionários e serões recreativos da Emissora Nacional.

Com as transformações políticas e sociais resultantes do 25 de Abril de 1974, a FNAT deu lugar ao INATEL, Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, passando o CATa ser designado CCD, Centro de Cultura e Desporto. O CCD continuou as suas atividades recreativas culturais e desportivas, mas diversificou em muito essa actividade, nomeadamente: pela realização de acções económico-sociais (que se alargaram à população do Concelho); criou a Banda Municipal e o Grupo de Canto e Dança; tem em funcionamento três Bares, distribuídos pelo Edifício dos SMAS, Edifício do Casal do Deserto em Porto Salvo e Bairro do Pombal em Oeiras, onde se praticam preços sociais. Câmara. Anualmente o CCD organiza um programa de Férias Jovens, destinado a crianças entre os seis e os doze anos, filhos dos associados, abrangendo atividades recreativas, culturais e desportivas.

O CCD tem em atividade uma secção de Mototurismo, o Grupo Motard CCD 477 Oeiras, que desenvolve diversas atividades: passeios, confraternizações com outros grupos Motard, apoio a eventos desportivos, como o Cicloturismo, o Atletismo e o Triatlo, em colaboração com as entidades organizadoras.

É através do CCD que os associados trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos SMAS, se candidatam ao apoio social para os seus filhos na área da Creche, Jardim-de-infância, ATLs e Estudos.

O CCD desenvolve atividades destinadas aos associados aposentados, com visitas e passeios a diversas regiões do País, em colaboração com a IPSS, Oeiras S. Julião, Instituição com a qual o CCD tem um protocolo celebrado, ao abrigo do qual se desenvolvem diversas atividades comuns. No âmbito deste protocolo todos os associados do CCD são associados da IPSS. Foi depois, na visita àquela IPSS que se viriam a detalhar estas actividades.

Seguiu-se a visita às instalações, também acompanhados por Maria do Rosário Cunha, elemento da Direcção do Centro (na foto, à esquerda). A visita mais demorada foi às instalações onde a Banda Municipal ensaia. A Banda (de cerca de 60 elementos) tem em funcionamento uma Escola de Música, aberta a toda a população e, em colaboração com a Junta de Freguesia de Oeiras, implementou-se um programa de divulgação musical nas Escolas Primárias da Freguesia, programa que funcionou até à integração da ocupação dos tempos livres no horário escolar. Aí falou-se demoradamente do papel que a música tem tido e pode vir a ter no desenvolvimento sócio-cultural da população e no intercâmbio com outros municípios e regiões.

Enquanto Nuno Boavida, o segundo candidato CDU à Câmara, ia admirando um dos muitos trabalhos realizados pelos idosos, o Presidente do CCD (que também foi eleito para a presidência da IPSS Oeiras e S. Júlião) e a coordenadora do Centro de Dia desta instituição, Ana Marques, iam inteirando Daniel Branco da actividade. A IPSS foi criada no âmbito de um projecto que detalharemos noutro post mas que ficou por realizar. A IPSS assegura refeições e actividades de diversão e lazer no Centro de Dia destinado aos associados aposentados. Com o apoio e colaboração do CCD, realizam visitas e passeios a diversas regiões do País bem como outra actividades comuns, no âmbito de um protocolo assinado pelas duas instituições.

Momento alto da visita foi a surpresa que os idosos quiseram fazer à delegação da CDU. Ao entrarem os candidatos na sala, ouviu-se, num coro bem afinado: “Grândola Vila Morena”. Seguiu-se a despedida com a promessa da Gabriela em fazer mais um trabalho com os idosos. Semelhante àquele que tinha prendido a atenção do Nuno Boavida. Agradecidos pelo acolhimento.