mini-DSC 6807

Utentes de Odivelas em luta contra a redução dos transportes públicos

mini-DSC 6807Respondendo ao apelo da Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Odivelas, centenas de utentes realizaram hoje uma importante acção de luta contra o ataque em curso aos transportes públicos, nomeadamente contra a retirada de Odivelas da Carreira 36  contra o aumento de preços.



 

Moção
Contra a retirada do autocarro 36 de Odivelas
Desde 2004, após a vinda do Metro a Odivelas, foram retirados vários autocarros da Carris – foi o 101, o 206 e, por último, o 7. Agora o Governo prepara-se para retirar o 36, passando a ficar no Sr. Roubado.
O autocarro 36 é utilizado por milhares de pessoas de Odivelas, sendo o único que permite ir diretamente de Odivelas para várias zonas de Lisboa sem ter que se fazer mudanças. É também o único autocarro da Carris que faz a ligação de Odivelas ao Metro no Sr. Roubado.
Com a retirada do 36 de Odivelas, o Governo pretende dar mais lucros às empresas privadas de transporte, como a Rodoviária de Lisboa, obrigando as pessoas a usar as carreiras dessa empresa, que ficam mais caras, não fazem o mesmo percurso e, dentro de Lisboa, só permitem a saída e entrada de passageiros no Campo Grande.
Com esta medida a população de Odivelas fica com um serviço de transporte pior e mais caro!
A retirada do 36 prejudica em particular a população da zona das Patameiras, Bairro Lima Pimentel, Pombais, Bairro Olaio, Av. D. Dinis, Bairro do Espírito Santo e, sobretudo, os mais idosos.
Esta medida insere-se nas intenções do Governo de despedir mais de 300 trabalhadores da Carris e privatizar as empresas públicas de transporte. Os prejudicados serão os utentes, pois o principal objetivo das empresas privadas é o seu lucro e não o interesse público das populações.
O serviço prestado pelo Carris é de extrema importância para as populações, pelo que o Governo deve financiar esta empresa pública em vez de financiar a Rodoviária de Lisboa.
A população de Odivelas, concentrada dia 24 de Janeiro de 2012, decide:
1. Manifestar o seu protesto contra a intenção do Governo de retirar o 36 de Odivelas;
2. Exigir o aumento do número de autocarros até Odivelas, em vez de ficarem no Sr. Roubado como acontece atualmente;
3. Manifestar-se contra os aumentos dos preços dos transportes e o corte dos descontos para os reformados e estudantes.