SAUDAÇÃO AOS TRABALHADORES DO CONCELHO DE ODIVELAS

Aos Órgãos de Comunicação Social

SAUDAÇÃO AOS TRABALHADORES DO CONCELHO DE ODIVELAS

A população do concelho de Odivelas respondeu à Greve Geral com um não à política do Governo. Os resultados da adesão à greve no nosso concelho, traduzem uma exigência de mudança de políticas no nosso País.

Os trabalhadores do concelho de Odivelas juntaram o seu protesto, ao protesto dos trabalhadores em luta contra a precariedade, os baixos salários, o custo de vida, o desemprego, o desmantelamento dos serviços públicos, nomeadamente do Serviço Nacional de Saúde e contra os ataques aos trabalhadores da Administração Pública.

À excepção dos trabalhadores da Carris e da Rodoviária de Lisboa, cuja adesão foi inferior ao previsto, há que registar as pressões a que os trabalhadores foram sujeitos.
Em Caneças administradores e sindicatos da UGT uniram-se para deturpar os objectivos da greve e intimidaram os trabalhadores. Na Pontinha os trabalhadores da Carris, apesar das pressões, aderiram na ordem dos 75%.

Os trabalhadores da Administração Local mostraram a sua preocupação e a sua indignação com a política do PS. Os trabalhadores da Câmara Municipal de Odivelas paralisaram em número e percentagem superiores que em anteriores greves, nomeadamente maiores do que na greve geral de 2002.

As Juntas de Freguesia de Caneças, Olival Basto, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Ramada encerraram as suas portas. Na Junta de Freguesia de Odivelas, paralisaram 89,5% dos seus trabalhadores. Também os trabalhadores da Odivelgest paralisaram a empresa.

As Escolas do concelho tiveram uma importante adesão, quer dos trabalhadores administrativos e pessoal auxiliar, quer dos professores, tendo fechado as escolas EB 1/JI Maria Lamas, EB 1 António Maria Bravo, EB 1 n.º 7 da Arroja, EB 1 n.º 1 de Caneças (Largo Vieira Caldas), EB 1/JI da Quinta da Condessa, EB 2,3 Avelar Brotero, EB 2,3 António Gedião, EB 2,3 dos Castanheiros e a EB 2,3 dos Pombais, que fechou às 13h30.

Também os trabalhadores das instituições de apoio à infância, aderiram de forma significativa e a AMOP encerrou as suas portas devido à adesão quase total dos seus trabalhadores.

A Comissão Concelhia de Odivelas do Partido Comunista Português saúda calorosamente os trabalhadores que de forma tão significativa condenaram a política desastrosa do Governo do PS.

Odivelas, 30 de Maio de 2007

A Comissão Concelhia de Odivelas do Partido Comunista Português