Saúde Odivelas

Saudação da CDU à luta dos utentes e profissionais de saúde em defesa do SNS aprovada em reunião de Câmara Municipal de Odivelas

A saudação foi aprovada, por unanimidade, na reunião de 31 de Maio de 2023 e tem o seguinte texto:

As recentes lutas dos profissionais do sector da saúde e dos utentes, das quais são expressão a greve dos trabalhadores das carreiras de Assistente Operacional e de Assistente Técnico no passado dia 19 de Maio, com elevados níveis de adesão no Hospital Beatriz Ângelo, por exemplo, e a Marcha pela saúde de dia 20 Maio, que juntou em todo o país milhares de profissionais de saúde e utentes, demonstram uma vez mais a vontade da população e dos profissionais de saúde em defender o Serviço Nacional de Saúde contra quem o tem degradado e mercantilizado ao longo de décadas.

Nestas lutas foram afirmadas, com muita força e convicção, reivindicações como a exigência de médico e enfermeiro de família para todos, meios de diagnóstico nos Centros de Saúde, contratação de profissionais de saúde no Hospital Beatriz Ângelo, abertura das urgências de pediatria no Hospital Beatriz Ângelo e reabilitação das instalações das UCSP em Caneças, Odivelas e Urmeira.

E, por parte dos trabalhadores, a luta pela dignificação das carreiras. No caso os Assistentes Operacionais, pela necessidade de criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde/Auxiliar de Acção Médica (que já existiu e foi extinta) e a valorização salarial que afaste estes trabalhadores do salário mínimo nacional, ao qual muitos estão condenados desde o início da sua profissão. Em relação aos Assistentes Técnicos está em causa a concretização da contagem do tempo de serviço prevista no acordo coletivo de trabalho assinado pelos próprios hospitais EPE em 2017 e que continua por cumprir.

É preciso continuar esta luta em defesa do SNS com todas as nossas forças, acompanhando os profissionais do sector, os utentes, todos aqueles que defendem uma das mais importantes conquistas que Abril nos trouxe.

A Câmara Municipal de Odivelas reunida a 31 de maio de 2023 delibera saudar todos quantos lutam por um SNS público, gratuito e universal.