PCP visita a L-14, na Ramada

l14ramada.jpgA convite da Plataforma Urbanismo Saúde +, uma
representação da Comissão Concelhia de Odivelas do Partido Comunista
Português visitou o local previsto para o traçado da via L-14, que irá
atravessar o Bairro da Carochia, o Casal dos Apréstimos e a Urbanização
da Carochia. Acompanhados por vários elementos da referida
Plataforma, percorremos as zonas do traçado que merecem a mais viva
contestação dos moradores das zonas envolventes.

PCP visita a L-14, na Ramada
 
A convite da Plataforma Urbanismo Saúde +, uma representação da Comissão Concelhia de Odivelas do Partido Comunista Português visitou o local previsto para o traçado da via L-14, que irá atravessar o Bairro da Carochia, o Casal dos Apréstimos e a Urbanização da Carochia.
 
Acompanhados por vários elementos da referida Plataforma, percorremos as zonas do traçado que merecem a mais viva contestação dos moradores das zonas envolventes, designadamente, entre outras razões;
 
– Porque irá cortar a ligação entre os três bairros, dividindo inclusivamente o Bairro da Carochia ao meio;
– Porque cortará sete vias de acesso entre os bairros e aumentará o volume do ruído muito acima do permitido por lei;
– Porque esta via irá ser construída quase em cima de três estabelecimentos de ensino, frequentados por centenas de alunos;
– Porque a elevada taxa de inclinação da via pode ser potenciadora de altas velocidades;
– Porque irá prejudicar gravemente a qualidade de vida das populações envolvidas, com o aumento substancial da poluição atmosférica.
 
A visita tornou claro que a câmara está desligada dos reais interesses das populações e dos verdadeiros problemas do concelho.
 
A forma como a Câmara tem actuado na L – 14 revela que o PS – a presidente da Câmara – “faz de conta” que ouve as pessoas, mas na verdade não se desvia do caminho traçado e não tem em conta o que as pessoas pensam. Há prepotência da Câmara. Há falta de respeito pelas pessoas. 
 
A Câmara tem de encontrar uma solução que não prejudique as populações residentes na zona.
 
A Câmara não quis dizer – omitiu – às organizações representativas da população o porquê de uma via rápida dentro de um bairro e não quis dizer o que pretende no futuro servir com ela. Provavelmente só a presidente da Câmara, os vereadores do PS e do PSD saberão.
 
A isso chama-se omissão. Falta de transparência, falta de respeito pela Câmara enquanto órgão. As populações têm direito a saber que interesses estão em causa.
 
A CDU – os seus 4 Vereadores, tantos quantos os do PS, tem um mandato da população do concelho com força e representatividade para exigir a transparência deste processo e o respeito pela população.
 
A Junta de Freguesia da Ramada, de presidência CDU, está atenta. Apresentou uma proposta alternativa perfeitamente identificada com as preocupações dos moradores daquela zona residencial. O que está ali a ser feito é inaceitável. A Câmara, a sua presidente, estão de costas voltadas para a população. A Câmara tem de trabalhar para os munícipes e não contra eles. Esta via, tal como está, transforma o dia-a-dia daquelas pessoas num inferno. Camiões para baixo e para cima, pó e mais pó. Os arruamentos antigos do bairro foram destruídos e a Câmara não os repara. Para isso não há disponibilidade financeira da Câmara. As estradas estão todas esburacadas. Estamos em ano de eleições. A Câmara não fez obra nestes 4 anos e agora de forma atabalhoada e custos exorbitantes quer à pressa fazer obra de fachada, mas fazer o que é preciso, não faz! Exigimos que o faça!
 
Com o PS Odivelas, Terra de oportunidades só para alguns, muito poucos.
 
O Partido Comunista Português irá estar atento à situação e intervirá, nos locais e momentos próprios, em defesa dos interesses e direitos da população. No âmbito das visitas que realizamos, a CDU ouvirão sempre a população antes de concretizar qualquer projecto isto é o que classificamos de gestão participada e não a fantochada do chamado orçamento participativo.