PCP Odivelas sobre o Cemitério de Odivelas

Nota de imprensa
Cemitério de Odivelas

A Direcção Concelhia de Odivelas do Partido Comunista Português considera inadmissível a situação a que o PS está a submeter o concelho de Odivelas.

Esta inacreditável situação que provocou o encerramento do cemitério de Odivelas é o retrato fiel da incapacidade, da falta de sensibilidade fortuita, da falta de bom senso e enorme ausência de sentido de responsabilidade do PS.

Os problemas do concelho de Odivelas não se resolvem com enredos entre a presidente da junta de Odivelas e a presidente da Câmara Municipal não se resolvem com show off a que a maioria PS/PSD coligada na Câmara e até há bem como tempo na Freguesia de Odivelas, tem brindado a população do nosso Concelho.

Este é um assunto sério que envolve sentimentos humanos e que exige imediata solução.

É verdade que a Câmara subestimou e ignorou a necessidade de obras e de um novo cemitério, é verdade que a câmara tem-se mostrado incapaz de fazer qualquer infra-estrutura ou equipamento de que o concelho carece, mas o cemitério é um assunto dos mais sérios.

Tal como se demonstra o PCP e os seus eleitos sempre tiveram atentos, propondo soluções para o Cemitério de Odivelas:

Em 19.01.2001 A CDU fez um comunicado dirigido à população a denunciar a hipótese de rotura se o cemitério de Odivelas não fosse ampliado.

Em 23.01.2001 O vogal da CDU, Francisco Pereira, na Comissão Instaladora, informou o Executivo da situação existente defendendo a construção de um novo Cemitério.

Em 24.01.2001 A CDU fez uma nota à imprensa sobre este assunto, fazendo igual defesa.

Em 01.02.2001 O Presidente da Comissão Instaladora, Dr. Manuel Varges do PS, declarou para a imprensa que o processo para a construção do novo cemitério estava em curso.

Em 09.12.2002 A CDU na Câmara voltou a referir como necessária a construção do novo cemitério municipal para ultrapassar as cada vez mais graves dificuldades…”

Em 12.06.2003 Os vereadores da CDU fizeram uma declaração de voto onde referem “mantemos as nossas reservas e o nosso entendimento quanto ao adiamento… da construção de um novo cemitério. Em 26.06.2003, na Assembleia Municipal, a CDU fez igual declaração.

Em 09.12.2003 Os vereadores da CDU fizeram a defesa do arranque do novo cemitério de Odivelas. Em 18.12.2003, a CDU na Assembleia Municipal fez idêntica intervenção.

Em 06.12.2004, os vereadores da CDU defenderam de novo a construção do cemitério de Odivelas. Em 16.12.2004, a CDU na Assembleia Municipal fez idêntica intervenção.

Em 01.06.2005, Em reunião de Câmara e a propósito da degradação e perigosidade do muro de vedação, os vereadores da CDU proferiram uma declaração de voto com o seguinte teor: “Os vereadores da CDU votaram favoravelmente este ponto da ordem de trabalhos porque consideram importante resolver o estado de degradação do muro de vedação que delimita o cemitério de Odivelas, que, com as competências de gestão, conservação e limpeza atribuídas à respectiva Junta de Freguesia, nos termos legais – serve mais 3 freguesias: Famões, Pontinha e Ramada. Porém, o problema de fundo – a necessidade urgente da criação de um cemitério municipal, para evitar situações de colapso ou ruptura que a saturação do cemitério de Odivelas perspectiva – não fica resolvido com as obras necessárias no muro de vedação. Tal como a CDU tem vindo a defender de há muito tempo, a construção de um cemitério municipal é uma prioridade que a CMO tem de assumir – na Comissão Instaladora do Município, a CDU considerou esta questão, como essencial e das primeiras a dever ser levada a cabo por aquele órgão, entendimento que, infelizmente, não foi considerado nos mesmos termos pelas outras forças políticas, com as consequências negativas que são cada vez mais visíveis. Assim, a nosso ver, a criação de um cemitério municipal é uma prioridade, e na sua construção e estrutura de talhões deve ter-se em conta e dar resposta, designadamente, às concepções e necessidades das diversas comunidades existentes no concelho, e às associações que, pela sua grandeza e importância, se justifique.”

Em 11.04.2006, já neste mandato, os vereadores defenderam que o orçamento contemplasse verbas para a Construção do novo Cemitério Municipal de Odivelas.

Em 20.04.2006, na Assembleia Municipal, os deputados da CDU igualmente defenderam que fossem orçamentadas verbas para este efeito.

Como podemos constatar só porque não foram aprovadas as nossas propostas, não foi dado ouvidos aos nossos alertas, que muito responsavelmente foram feitos a tempo e horas é que agora surgiu abruptamente este problema ao conhecimento da população.

Como é evidente, o PS é o grande responsável de já não ter sido feita uma ampliação do actual cemitério e já estar em pleno desenvolvimento o processo para construção de um novo cemitério.

O PS, se tivesse assumido o papel que lhe cabia, com responsabilidade e competência, nada destas situações teriam ocorrido, só a irresponsabilidade e incompetência da gestão PS levou a que em nove anos de vida do concelho de Odivelas nada tivesse sido feito neste sentido, com a agravante de ao mesmo tempo, ter permitido a construção de milhares de fogos no Concelho, e por consequência ter aumentado bruscamente a sua população.

Agora, a Direcção Concelhia do PCP tem o direito de exigir que o PS a gerir a Câmara e a Junta de Freguesia, acabe de imediato com as birras, arrufos ou guerras pessoais e resolva de imediato os problemas que se nos colocam para que aos nossos falecidos seja dado espaço condigno na nossa terra, manifestando assim respeito pelas suas famílias que têm todo o direito de o exigir.

Os legítimos direitos da população não podem servir de objecto de luta pelo poder nem de protagonismo político na Freguesia e no concelho de Odivelas.

O cemitério de Odivelas serve 80% da população do concelho (4 freguesias), não é matéria com a qual se brinque.

O PS, eleito para gerir a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia têm demonstrado uma enorme irresponsabilidade na resolução dos problemas.

É intolerável a continuação desta novela grotesca a que chegaram as relações institucionais entre Câmara Municipal de Odivelas e Junta de Freguesia. Os eleitos do PS não têm o direito de brincar com o mandato eleitoral que a população lhes conferiu.

A Direcção Concelhia do PCP exige que de imediato o PS assuma as suas responsabilidades.

Odivelas, 13 de Novembro de 2007

A Comissão Concelhia de Odivelas do