Candidatos e linhas gerais do programa eleitoral

Sob o lema “Odivelas Vai Ganhar!”, decorreu na passada sexta-feira a apresentação pública de todos os candidatos da CDU à Freguesia de Odivelas.

Nesta sessão pública, que teve lugar num restaurante da Cidade de Odivelas foram igualmente apresentadas as linhas gerais do programa eleitoral da CDU à Freguesia de Odivelas.

Após o jantar a noite animou com a actuação do grupo Cais da Saudade.

A primeira intervenção coube a Cecília Loÿa que em nome da JCDU trouxe a esta sessão a saudação, o entusiasmo dos jovens da CDU.I

lídio Ferreira, candidato da CDU à Câmara Municipal de Odivelas, caracterizou na sua intervenção os principais prejuízos causados pela gestão PS/PSD na Câmara Municipal.

António Pedro, candidato da CDU à Presidência da Junta de Freguesia de Odivelas, procedeu à apresentação completa dos candidatos à freguesia e apresentou as linhas gerais do programa da CDU (intervenção e lista em anexo).

A lista da CDU é composta por 43 elementos, oriundos de todos os bairros da freguesia, tem uma média etária de 50 anos e 33% são mulheres.

antoniopedro.pngAntónio Pedro

Candidato da CDU à Presidência da Junta de Freguesia de Odivelas

 

Queridos Camaradas e Amigos

Apresentada que está a lista da CDU à Freguesia de Odivelas, apresentadas que estão as pessoas que asseguraram o projecto autárquico que Odivelas precisa, permitam-me que torne públicas as principais linhas de orientação do nosso projecto eleitoral.

Há muitos anos que acompanho a actividade das autarquias por esse país fora e nunca vi tanta trapalhada como a que tem acontecido na Freguesia de Odivelas.

Demissões de toda a natureza, protagonizadas pelo PS e pelo PSD, deixaram a Freguesia de Odivelas entregue à sua sorte, sem projecto autárquico e sem rumo definido.

Fruto das lutas pelo poder no interior do PS, nos últimos dois anos degradaram-se as relações entre Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, sendo assinaláveis os prejuízos dai resultantes para a população, o endividamento da Junta é actualmente superior a um milhão de euros.

A recuperação financeira da Junta de Freguesia de Odivelas será naturalmente uma prioridade, por que sem ovos…

O rigor da gestão financeira terá necessariamente de passar pela revisão dos contratos actualmente existentes, pela recuperação das competências retiradas pelo PS na Câmara Municipal, pela optimização dos recursos, por uma correcta gestão de materiais e equipamentos e naturalmente pelo aumento das receitas directas.

No capítulo do Ambiente a CDU apresenta aqui hoje um riquíssimo programa de intervenções para pôr Odivelas Mais Bonita, construir a cidade como espaço de todos, onde todos gostemos de estar e de viver.

Destaco o projecto “Odivelas Cidade Florida” com a introdução de floreiras suspensas nos principais bairros e artérias da Cidade e onde os moradores, as administrações de condomínios e o comércio local tenham participação activa.

A construção de zonas de estadia nas áreas relvadas e ajardinadas do Chapim, da Ribeirada, da Quinta Nova, do Casal da Granja e de outros bairros de Odivelas.

A arborização intensiva dos terrenos públicos da Cidade.

A automatização da rede de rega das zonas verdes, actualmente com rega manual.

A reestruturação dos viveiros da Freguesia.

E por fim a promoção junto da Câmara Municipal de 3 grandes projectos para Odivelas:

O Parque Urbano da Ribeirada, uma grande área verde junto ao futuro Centro Administrativo.

O Jardim do Silvado, nos terrenos contíguos à Feirado Silvado.

E o Corredor Verde Patameiras/Bairro Avelar Brotero, uma extensão de aproximadamente 3 Km, de pista ciclável, circuito pedonal e equipamentos de manutenção, integrando a fauna e flora existente.

Estes são projectos que pela sua natureza estão igualmente e ser discutidos no plano concelhio e que queremos que integrem o programa eleitoral da CDU para a Câmara Municipal de Odivelas.

A Junta de Freguesia de Odivelas terá de dar prioridade ao aumento da limpeza urbana da Cidade e à manutenção do seu espaço público. Neste capitulo a relação com os SMAS de Loures é fundamental, não é admissível que o lixo se acumule dias seguidos nalgumas zonas da cidade, de que são exemplo algumas das ruas da Quinta Nova, dos Pombais, das Patameiras, da Arroja, da Serra Branca e do Vale do Forno. Defenderemos a construção de ilhas ecológicas e a modernização dos equipamentos de recolha de resíduos urbanos.

O controlo ambiental, a monitorização do ar e da água estarão igualmente na nossa agenda, a população de Odivelas tem o direito a saber qual é a qualidade da água que bebe e do ar que respira.

Apoiaremos e tomaremos medidas para que a frota da Junta de Freguesia passe a utilizar combustíveis não poluentes, como é o caso do Gás Natural.

A Junta de Freguesia tem nas grandes questões praticado a politica da avestruz, a gestão da freguesia não pode ignorar, e mais grave não pode não se mexer para resolver a continuada degradação dos serviços de saúde e das nossas escolas, ainda esta semana visitámos o Jardim de Infância Álvaro de Campos na Codivel, onde 82 crianças passam o dia em instalações que já são provisórias há 30 anos.

A mesma politica da avestruz com os postes de Muita Alta Tensão que às dezenas atravessam os bairros mais populosos de Odivelas, Arroja, Ribeirada, Colinas do Cruzeiro, Quinta – Nova e Codivel. A CDU assumirá uma intervenção activa junto do poder central e da REN.

Na área do urbanismo apoiaremos os projectos de reabilitação urbana, intervindo no Parque Maria Lamas e estimulando e apoiando os proprietários que na zona histórica da Cidade têm as suas casas a necessitar de reabilitação.

Em sede própria, defenderemos a diminuição da taxa do IMI, a cidade de Odivelas e os seus moradores já são suficientemente penalizados pela pressão urbanística para que ainda tenham de suportar o IMI pela taxa máxima que o PS e PSD aprovaram.

No plano da rede viária dos transportes e das acessibilidades defenderemos a ampliação do parque de estacionamento junto ao Bairro Avelar Brotero, o funcionamento do silo da Praceta do Poder Local e a requalificação da zona de estacionamento junto às ruas Cândido dos Reis e a Roque Gameiro. Apoiaremos as iniciativas municipais de implementação duma rede eficaz de transportes públicos e promoveremos uma verdadeira política de integração, facilitando as acessibilidades e diminuindo as barreiras, Odivelas terá de ser uma cidade para todos.

A CDU manterá um diálogo constante com o comércio local promovendo iniciativas que aproximem a população deste sector da actividade económica. Neste capitulo não descansaremos enquanto não virmos requalificados o mercado de Odivelas e a efectiva beneficiação do mercado de levante da Arroja, já chega de negligência, Odivelas precisa muito mais que as primeiras pedras ou projectos de intenção, Odivelas precisa de obra, com a CDU Odivelas vai ganhar.

Queremos que Odivelas seja uma Terra de Cultura, promoveremos a Bienal da Música, os Cortejos Etnográficos numa relação com a vizinha Lisboa, a Arte vai estar nas ruas, num projecto que denominaremos “Ruas com Arte” e daremos aos nossos seniores espaços de convívio e actividades de que destacamos os “Bailes da Cidade”.

No plano da acção social quero destacar uma das obras prioritárias. A ampliação do Centro Infantil da Arroja, aumentando a capacidade de resposta com uma nova sala e aumento e beneficiação da zona de recreio. Esta medida passa igualmente pelo reforço do protocolo existente com o Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) cuja marca positiva na Cidade de Odivelas é inquestionável.

Ainda neste capítulo queremos uma vez mais anunciar a nossa intenção de intervir junto da Câmara Municipal no sentido de que o Palacete das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas seja aproveitado para apoio social e comunitário. Uma vez mais o PS preparava-se para passar a parcela mais importante deste equipamento para privados. É nossa intenção propor que ali funcione o “Centro Solidário de Odivelas” com valências de Centro de Dia, Refeitório, Creche ou ATL.

A CDU dará particular atenção à política de Juventude, quero aqui anunciar que do nosso programa eleitoral faz parte uma politica de incentivos à qualificação profissional e académica. A estreita ligação com as organizações juvenis da Freguesia permitir-nos-á em cada momento perceber as verdadeiras necessidades de intervenção junto dos jovens de Odivelas.

Odivelas deverá ser uma cidade plural, onde a partilha de informação será uma constante, analisaremos a possibilidade de implementação de uma rede pública de acesso à Internet, instalando nos espaços públicos e nas escolas redes wireless de acesso gratuito.

A relação com as forças vivas da freguesia será uma constante, o Movimento Associativo, as IPSS, as Igrejas, a Associação de Bombeiros, os Clubes e as Colectividades, tão maltratados pela gestão do PS, terão da nossa parte o inteiro apoio de que necessitam e que estiver ao alcance da Junta de Freguesia disponibilizar.

Quero aqui igualmente anunciar a nossa intenção de em sede de Câmara Municipal promover o estudo para a construção do Complexo Desportivo do Silvado. Um projecto ambicioso mas necessário, que implica a deslocação do Pavilhão Municipal dos Desportos para os terrenos da Feira do Silvado, a utilização dos terrenos privados ao abandono na entrada da Feira, a construção de zonas de jogos informais e de aventura e pista de atletismo, e o Jardim do Silvado como área de lazer e de apoio a todo o complexo.

Termino com uma palavra de confiança aos trabalhadores da Junta de Freguesia com quem muito recentemente estabelecemos contactos. Não desanimem, encarem o futuro com determinação, a cidade precisa de vocês.

Com a CDU Odivelas vai ganhar!

Viva a CDU

Viva Odivelas.