casa da memria

Odivelas: Vereadores da CDU visitam a Casa da Memória

casa da memriaA cedência de salas à Medical Tourism Association é inaceitável porque subverte os fins a que esta deve ter a reservação da memória da freguesia de Odivelas A pedido dos vereadores da CDU, realizou-se na passada sexta-feira, dia 19 de Fevereiro, uma visita às instalações da Casa da Memória, que contou com a participação da vereadora Fernanda Mateus. Com esta visita pretendeu tomar-se contacto com os seus espaços, identificar aquele que será destinado à Medical Tourism Association e inteirar-se dos recursos humanos que asseguram o funcionamento deste espaço e das visitas que têm tido lugar. Recordamos que os vereadores da CDU, manifestaram a sua oposição à proposta de cedência de salas da Casa da Memória à Medical Tourism Association, por considerarem que esta cedência está desajustada dos fins a que este equipamento municipal deve estar associado.

De resto, aquando da votação do protocolo na CMO com esta entidade, que previa a cedência de instalações em nenhum momento foi referida a intenção de ser cedida a Casa da Memória. É lamentável que a Junta de Freguesia de Odivelas aceite a proposta da Câmara Municipal de Odivelas (CMO) de cedência de instalações a uma entidade externa, alegando dificuldades financeiras em pagar ao funcionário afeto a estas instalações. A CMO não respondeu à pergunta colocada pelos vereadores da CDU sobre os custos inerentes à gestão deste equipamento por parte da JFO. Nem tão pouco sobre as razões pelas quais não foram consideradas em devido tempo as soluções adequadas no sentido de preservação destas instalações para os seus fins, colocando-as ao serviço do património histórico e cultural da freguesia de Odivelas. A CDU considera não ser aceitável que quem queira visitar a Casa da Memória tenha que usar a única porta de acesso que passará a servir os “escritórios” desta entidade já que as duas salas que vão ser cedidas a esta entidade estrangeira se localizam no mesmo piso e no mesmo corredor de acesso às salas onde se encontra o espólio da freguesia de Odivelas. A verdade é que estamos perante uma profunda subversão da utilização da Casa da Memória, um equipamento municipal muito particular, localizado à frente do Cruzeiro, situado na zona antiga e histórica de Odivelas. Particularidades que estão plasmadas nos materiais sobre a sua história, editados no passado pela Junta de Freguesia de Odivelas, e nas referências dela feitas em estudos sobre o património histórico e cultural do Município e sobre os objetivos que nortearam a sua abertura ao público, em 2008, dedicado às Memórias de Odivelas. Oito anos passados, é manifesta a falta de uma política, a partir da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, capaz fazer cumprir os objetivos da Casa da Memória, transformando-a num espaço vivo e integrante da zona antiga e histórica de Odivelas a ser usufruída por parte da população de Odivelas, em especial das gerações mais jovens e de todos os que visitam o concelho.

Os Vereadores da CDU

Ler em PDF