José Carlos Pires é o candidato da CDU à Presidência da Freguesia da Pontinha.
Realizou-se no passado Sábado o jantar de apresentação do candidato da CDU à Presidência da Junta de Freguesia da Pontinha.
José Carlos Pires é o primeiro nome da lista que a CDU apresentará, na Pontinha, às próximas eleições autárquicas.
Nascido em Abril de 1959, na Pontinha, José Carlos Pires é uma personalidade incontornável na Freguesia, com ele estão relacionados os mais importantes acontecimentos realizados na Freguesia da Pontinha, como bem documenta a sua biografia e donde se destaca a intensa actividade de dirigente associativo.
Neste jantar de apresentação, que encheu a sala da Escola Agrícola da Paiã, estiveram presentes inúmeros dirigentes de colectividades e associações, eleitos e activistas da CDU e eleitos por outros partidos que decidiram vir dar o seu apoio a José Carlos Pires.
A apresentação do candidato foi assegurada por Anabela Pinto, da Direcção Concelhia de Odivelas e da Comissão de Freguesia da Pontinha do PCP, que afirmou a candidatura de José Carlos Pires como ganhadora, capaz de devolver à Pontinha a qualidade de vida que os Pontinhenses têm direito e desejam.
Após o jantar, as intervenções couberam a Ilídio Ferreira, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Odivelas e a José Carlos Pires.
José Carlos Pires iniciou a sua intervenção agradecendo o convite da CDU e elogiando «todos os que contribuem para o desenvolvimento da Freguesia. Dirigentes Associativos, Bombeiros, Associações de Pais e de Moradores, Escuteiros, todos aqueles que com o seu contributo voluntário dão valor à nossa freguesia.
É com todos esses que a CDU conta para o desenvolvimento do seu projecto autárquico, queremos ter uma Pontinha melhor, que saia do cinzento em que se encontra, uma Pontinha mais verde, com as pessoas mais felizes, queremos uma Pontinha que sorria!»
José Carlos Pires trouxe a este jantar o diagnóstico sobre a actual gestão PS na Pontinha:
Uma deficiente limpeza urbana, «as nossas ruas só são lavadas quando chove», o enfraquecimento das estruturas associativas e a diminuição do número de praticantes de actividades desportivas amadoras e de competição, o menosprezo na comemoração de datas simbólicas de que o Dia Mundial da Criança é exemplo, a degradação das zonas verdes e do espaço público e a «completa falta de noção sobre o exercício da democracia, quando em plena sessão solene do aniversário da freguesia o PS determina não deixar falar as restantes forças políticas. Estas são as marcas do Executivo PS que desgoverna a Pontinha».
Na sua intervenção, José Carlos Pires, apresentou um conjunto de propostas que farão parte do programa eleitoral da CDU à Freguesia da Pontinha:
-
Criação do Gabinete de Apoio ao Idoso que desenvolva de forma consequente iniciativas junto dos Seniores da Freguesia.
-
Renovação dos Parques Infantis da Urmeira e da Rua Bento Jesus Caraça.
-
Desenvolvimento de um Plano de Apoio ao Associativismo que inverta o conceito de menos clubes menos atletas praticado pelo PS na Pontinha e promova amplamente a pratica activa do desporto na Freguesia, definindo com os clubes as regras e as modalidades dos apoios.
-
Realização dos Jogos da Pontinha
-
Melhoria da gestão de recursos humanos, aproveitando o que a Junta tem de bom
-
Dar maior qualidade às actividades de tempos livres e férias desportivas
José Carlos Pires terminaria a sua intervenção afirmando que «a Pontinha é uma Freguesia de Abril e com Abril e onde todos fazem falta.»
Gabinete de Imprensa
Pontinha, 12 de Maio de 2009
José Carlos Pires
Nascido a 09 de Abril de 1959, na Freguesia da Pontinha, é casado e pai de três filhos.
Iniciou a sua actividade Associativa com apenas 18 Anos de Idade, nos corpos Gerentes do Clube Atlético e Cultural e durante 30 anos desempenhou diversos cargos Directivos com principal realce para o período entre 1994 e 2006, que como Presidente da Direcção realizou um trabalho, considerado por todos, de excelente qualidade no desenvolvimento Desportivo e Cultural junto da população, que chegou atingir mais de mil participantes em 8 modalidades Desportivas : Futebol, Xadrez, Karaté, Ginástica, Ténis, Taekwondo, Atletismo e Basquetebol, com vários títulos regionais Nacionais e Internacionais, e ainda numa Escola de Belas Artes e Pintura.
Elemento da Comissão Organizadora do 1º ao 27º Torneio Internacional de Futebol Infantil.
Em 1972 com apenas 13 anos iniciou a prática desportiva no Cultura Assistência e Convívio ligado à Juventude Operária Católica (J.O.C), Grupo Associativo que viria a dar no Clube Atlético e Cultural (CAC), fundado a 06 de Maio de 1974, tendo sido atleta da sua 1ª equipa de futebol no escalão de Juvenis, representando depois o Atlético, Sacavenense e o Palmense.
Aos 24 anos envereda pela carreira de Treinador iniciando o seu trabalho nas camadas Jovens do C.A.C. tendo de seguida orientado equipas do Pontinhense, Santa Maria, Unidos, Musgueira, Real Massamá, Camarate, 1º Dezembro, Sintrense, Olivais, Atlético, Pêro Pinheiro e Venda do Pinheiro.
Em 1994 assume responsabilidades no Gabinete Técnico da Associação de Futebol de Lisboa.
Em 1978 inicia a sua actividade profissional na Companhia Carris, sendo Coordenador Geral do Sector de Passes da Direcção Financeira.
De 2001 a 2005 assume responsabilidades técnicas de assessoria no Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Odivelas.
Na Carris foi durante 6 Anos representante dos Trabalhadores na Comissão de Disciplina.
Foi candidato como independente nas listas da C.D.U. à Assembleia Municipal de Loures e à Assembleia de Freguesia da Pontinha.
Na área de Comunicação Social, colaborou nas Secções desportivas das Rádios Imprevisto, Ocidente, R.C.Sintra, R.C.Mafra, Rádio Mais, e ainda do extinto Semanário Desportivo “OFF-SIDE”.
José Carlos Pires foi já por diversas vezes distinguido com os seguintes galardões:
-
Prémio “Cândido de Oliveira – Técnico do Ano de 1997 do Sindicato dos Treinadores de Futebol
-
Sócio de Mérito da Associação de Futebol de Lisboa
-
Medalha de Honra da Junta de Freguesia da Pontinha
-
Dirigente do ano 2006 – Diploma de Mérito da Junta de Freguesia da Pontinha.
O Gabinete de Imprensa