Com a participação de Bernardino Soares, Deputado na A.R. e Silva Santos, Médico
A par da escassez de recursos humanos, seja de pessoal médico, de enfermagem ou de outros profissionais, a degradação generalizada das instalações em que funcionam os serviços de saúde é igualmente motivo de grande apreensão.
Como seguramente é do seu conhecimento, foram disponibilizados (ainda pela Câmara Municipal de Loures) terrenos municipais para a construção de Centros de Saúde em Odivelas, Olival Basto, Póvoa de Santo Adrião e Ramada.
Em 2001 foram assinados contratos-programa entre a Câmara Municipal de Odivelas e o Ministério da Saúde para a construção de Centros de Saúde em Odivelas, Olival Basto e Póvoa de Santo Adrião.
Contratos esses que previam que a construção estaria concluída em Dezembro de 2004, o que não aconteceu porque o governo não cumpriu o que estava estabelecido.
A presidente da Câmara Municipal de Odivelas, ao invés de assumir uma atitude de exigência firme junto do governo para que a construção dos Centros de Saúde seja uma realidade, já que se trata de uma competência da Administração Central, tem vindo a anunciar que os mesmos serão construídos recorrendo a acordos ou parcerias com agentes privados. Com estas declarações a Presidente da Câmara pretende iludir a opinião pública e desresponsabilizar o governo do seu partido.
Porque as experiências de parcerias público-privadas já encetadas na área da saúde se têm revelado desastrosas para as populações e porque o concelho de Odivelas tem direito a um serviço público de saúde de qualidade como manda a Constituição da Republica Portuguesa, o PCP/Odivelas decidiu promover este debate.
Esta iniciativa contará com a participação de Bernardino Soares, Deputado na Assembleia da Republica e Silva Santos, Médico em Odivelas durante largos anos.
Porque estamos certos que este assunto é do seu interesse, gostaríamos de contar com a sua presença.
Com os nossos melhores cumprimentos,
A Comissão Concelhia de Odivelas do PCP