2.º ano de mandato do PS/PSD na CMO

A propósito da passagem do 2º ano de mandato do PS/PSD na Câmara Municipal de Odivelas, Ilídio Ferreira fez o balanço da actividade da CDU.

Passaram já os dois primeiros anos do mandato dos vereadores da CDU, desempenhado com o estatuto de Oposição, ou seja, com a obrigação de acompanhar e fiscalizar a gestão desenvolvida pelo PS/PSD.

Como todos se lembram, a CDU foi a segunda lista mais votada, obtendo o mesmo número de eleitos que o PS.

Não aceitámos pelouros porque exigíamos três auditorias, uma às finanças, outra ao património e a terceira ao urbanismo. Esta exigência não foi aceite pelo PS e por isso o PS fez um acordo com o PSD.

Todos se devem lembrar também que durante a campanha eleitoral prometemos fazer rotura com a política vinda de trás, na qual o Presidente da Câmara foi sempre do PS. Prometemos:

– travar o avanço avassalador do cimento no concelho de Odivelas;

– pagar de imediato as dívidas de curto prazo e satisfazer os compromissos restantes, e estabelecer condições para serem satisfeitas todas as obrigações que a Câmara tinha assumido perante terceiros, de modo a que a Câmara de Odivelas se tornasse inequivocamente uma “pessoa de bem”;

– acelerar a elaboração do primeiro PDM do concelho de Odivelas, assim como legalizar os bairros de génese ilegal que ainda não tinham alvará. Verificava-se que, passados tantos anos de concelho, e apesar de haver bastantes processos recebidos de Loures em estado muito avançado, muitos deles ainda não tinham alvará;

– intensificar as acções ambientais necessárias para que o desenvolvimento sustentado do concelho se tornasse uma realidade.

Fizemos também propostas importantes e prioritárias ao eleitorado nas áreas da cultura, da acção social, da habitação social, do desporto, com apoio permanente às colectividades, e do ensino.

As nossas propostas foram bem recebidas e, como a população reconhece que a CDU quando promete cumpre, passámos de 2 para 4 vereadores nas últimas eleições. Duplicámos pois os resultados e por pouco não vencemos as eleições.

É verdade, a CDU quando promete cumpre. É por isso que os seus vereadores, mesmo com o estatuto de oposição, têm trabalhado em todas as áreas de actividade da Câmara, numa atitude positiva, construtiva, criticando, fazendo propostas alternativas, votando favoravelmente ou opondo-se, tendo sempre em vista a melhoria e o engrandecimento do concelho.

A CDU, quando vota a favor, não o faz para agradar a ninguém em especial, e quando vota contra, não é numa atitude de ‘bota abaixo’. O seu objectivo é defender sempre o que é bom para o concelho e para os seus munícipes.

É evidente que somos contra a avalanche de cimento que vemos crescer em todos os cantos do concelho. Não apoiamos a ideia de que o desenvolvimento se faz com a massificação cimenteira do concelho. Para nós, o desenvolvimento sustentado do concelho passa pela melhoria da qualidade de vida, através da existência de equipamentos de saúde, de creches, de ensino pré-escolar e escolar; pela existência de amplas áreas verdes e de lazer, de lares para idosos e de equipamentos desportivos.

Ora, estes equipamentos continuam a ser altamente deficitários ou nem sequer existem. Atrair famílias para virem viver para o nosso concelho e depois faltar-lhes com o necessário para uma boa qualidade de vida é, a nosso ver, um logro.

Nestes dois anos fizemos muito trabalho. Os vereadores da CDU têm-se mantido em contacto com os problemas da população, visitando escolas, infantários, associações, colectividades, comissões de bairros, centros de saúde e outras instituições do concelho. Têm defendido sempre o que prometeram aos eleitores, têm contestado sempre o que consideram desfavorável para os munícipes, mas têm apoiado e votado a favor tudo o que acham positivo para a população.

Temos estado sempre em todo o lado onde os interesses do município assim o exigem, temos recebido todos os que precisam de falar connosco acerca dos seus problemas. Todos têm encontrado sempre disponíveis os vereadores da CDU.

O relacionamento institucional da CDU com as restantes forças políticas tem sido sempre correcto. Discordamos e contestamos com firmeza, é essa a nossa obrigação. A oposição séria que temos feito só tem dignificado a Câmara e beneficiado os munícipes e o concelho. Assim vamos continuar para bem servir e cumprir o que prometemos na campanha eleitoral.

TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE TIVEMOS DOIS ANOS DE TRABALHO MUITO PRODUTIVO COMO OPOSIÇÃO MAS NÃO TEMOS DÚVIDAS DE QUE, SE A CÂMARA FOSSE GERIDA PELA CDU, O CONCELHO DE ODIVELAS ESTARIA MUITO MELHOR!