Odivelas Futebol Clube

Odivelas Futebol Clube

Odivelas Futebol ClubeCâmara brinca com assuntos sérios. 

Desde o início do processo de insolvência do Odivelas Futebol Clube que o PCP tem seguido continuada e aprofundadamente todos os passos do referido processo. A importância social que este clube tem para centenas de crianças e jovens do nosso concelho determinou uma posição de fundo que desde sempre assumimos: É fundamental encontrar uma solução que, não desresponsabilizando o Odivelas Futebol Clube pelos seus incumprimentos passados, o ajude na busca de soluções que garantam a continuidade da prática desportiva de um dos maiores clubes do distrito e que desenvolve a sua actividade num equipamento cedido em terreno municipal para esse fim.
 
Foi neste quadro que no plano da Câmara Municipal, os vereadores do PCP, para além de sistematicamente solicitarem informação à presidente da Câmara sobre a participação da Câmara na Assembleia-geral de credores onde o município tem um representante, se mostraram disponíveis e interessados em discutir soluções consensuais.
 
Desde sempre a Presidente da Câmara se disse disponível e interessada (também) em colher a opinião de todos os partidos com assento na Câmara evocando sempre que a questão do Odivelas FC era uma questão suprapartidária dado o consenso existente em torno da necessidade de salvar o clube. Acolhemos sempre com agrado esta postura reafirmando em cada passo que os vereadores do PCP seriam parte da solução e nunca parte do problema.
 
Estranhamente fomos nós e a população do concelho surpreendida com a notícia de que a Câmara Municipal de Odivelas representada pelo vereador do pelouro desportivo teria apresentado uma proposta em nome da Câmara Municipal de viabilização do clube na Assembleia-geral de Credores realizada no passado dia 17 de Junho. Dadas as já referidas declarações da presidente da CM, esta atitude é no mínimo incoerente, podendo mesmo entender-se que Susana Amador procurou esconder informação relevante aos vereadores da CMO (pelo menos aos do PCP). Mais, ao levar à presença dos credores um projecto de protocolo onde a Câmara se constituía como parte integrante, sem nunca tal ter sido discutido em reunião de Câmara, a Presidente da Câmara mais que autismo, revelou uma grande desconsideração em relação aqueles que, numa primeira fase do processo, segundo ela própria deviam ser auscultados.
 
Se a assembleia de credores tivesse aceite a proposta, todos os partidos políticos se veriam agora obrigados a votar favoravelmente tal protocolo numa situação de intolerável pressão por parte da Presidente da Câmara que nos recusamos aceitar. Não sabemos o que levou os credores a recusar a proposta apresentada pela Câmara na assembleia de 17 de Junho, mas muito provavelmente tal deve-se à incompetência de quem preparou a proposta. Em resultado disto e mais uma vez a credibilidade da autarquia foi prejudicada.
 
O PCP continuará a seguir atentamente este processo, não deixando nunca por pugnar pela transparência, lisura e honestidade, predicados que o PS não evidenciou ao longo deste processo. Em defesa do concelho e da continuidade da acção social do Odivelas Futebol Clube.
Odivelas, 22 de Junho de 2010
 
A Comissão Concelhia de Odivelas